Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/4178
Autoria: Fonseca, Sara Romão da
Orientação: Simões, Nádia Nogueira
Data: 15-Nov-2012
Título próprio: O assédio moral e a qualidade do trabalho numa organização de saúde
Referência bibliográfica: FONSECA, Sara Romão da - O assédio moral e a qualidade do trabalho numa organização de saúde [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2011. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/4178>.
Resumo: O assédio moral é um problema antigo, que remonta ao início do trabalho e viola o princípio da dignidade humana. Pode assumir várias terminologias como coacção moral, terror psicológico, mobbing, bullying, harassment, Murahachibu ou ijime, as quais variam consoante o país ou cultura. Actualmente, ainda não existe uma definição consensual, no entanto sobressaem os trabalhos de Heinz Leymann (1996), o qual definiu este problema como um conjunto de comportamentos hostis, repetidos e persistentes contra um ou mais indivíduos numa relação entre o ofensor e a vítima, que é responsável por um ambiente de trabalho desagradável. O conhecimento sobre as dimensões da qualidade do trabalho mais valorizadas pelos trabalhadores numa organização de saúde e, a identificação de comportamentos negativos no local de trabalho que possam configurar-se como assédio moral são elementos fundamentais para fomentar a qualidade do trabalho. Deste modo, qualquer organização deve promover as medidas necessárias para manter um ambiente de trabalho saudável e o bem-estar do trabalhador, essenciais ao cumprimento da sua missão. O assédio moral é uma dimensão relevante para a qualidade do trabalho e no presente estudo faz-se uma avaliação empírica sobre a sua presença numa organização de saúde – o Centro Hospitalar Lisboa Central, a fim de conhecer a probabilidade da sua existência e compreender se esta dimensão é importante para a qualidade do trabalho na perspectiva dos trabalhadores deste centro hospitalar. Por outro lado, pretende-se determinar quais as perspectivas do trabalhador sobre as principais dimensões da qualidade do trabalho e em que medida podem ser condicionadas pela presença do assédio moral. A amostra procura abranger o maior número possível de categorias profissionais e o maior número de serviços/unidades que integram os quatro hospitais do referido centro hospitalar, respeitando a disponibilidade e motivação de cada trabalhador. Para realizar este estudo foi implementado um questionário, onde para além de se caracterizar a amostra e conhecer a percepção dos trabalhadores sobre as principais dimensões da qualidade do trabalho, se aplicou a versão escalar do Leymann Inventory of Psychological Terrorization - LIPT, reestruturada pelos autores González de Rivera e Rodriguez-Abuín - LIPT 60. Participaram nesta investigação 832 trabalhadores, constituindo-se como a maior amostra em Portugal sobre assédio moral, segundo a revisão de literatura efectuada.Comportamentos negativos, assédio moral, qualidade do trabalho, Centro Hospitalar Lisboa Central (CHLC).
Mobbing is a very old problem that dates back to the earliest workplaces and violates the principle of human dignity. Mobbing is also known as moral coercion, psychological terror, bullying, harassment, ijime or murahachibu, varying by country or culture. No consensus has been reached yet on a general definition of mobbing; nonetheless, we can consider Heinz Leymann (1996) as the main author on the subject. He has defined mobbing as a repeated, persistent, and hostile behavior against one or more individuals in an offender and victim relationship that promotes a hostile work environment. The awareness that a health organization has of its workers’ most valued job quality dimensions and the identification of hostile behaviors in the workplace that can be considered as mobbing are key elements in fostering work quality. Thus, the organization should take the necessary measures to promote a healthy work environment and workers’ wellbeing, which are essential to accomplishing the mission of the organization. Mobbing is an important job quality dimension and this study pretends to make an evaluation about the presence of mobbing in an health organization called “Centro Hospitalar Lisboa Central”, in order to know the mobbing probability and to understand how important this dimension is to the worker`s job quality perspective in this hospital. On the other hand, the objective of the study is to determine workers' perception of the key dimensions of job quality and to what extent these could be affected by the presence of mobbing. The sample seeks to include the largest number possible of professional categories and to cover the greatest number possible of health services/units pertaining to the four hospitals of the Centro Hospitalar Lisboa Central, according to the availability and motivation of each employee. To carry out this study, a questionnaire was used, where, in addition to giving the characteristics of the participants included in the sample and presenting the workers' perception of the key dimensions of job quality, the scaled version of the Leymann Inventory of Psychological Terrorization – LIPT, restructured by the authors González Rodriguez-Rivera and Abuín – LIPT 60, was applied. 832 workers participated in this investigation and, as a result of reviewing the literature available on mobbing, this sample appears to be the largest sample conducted in Portugal on the subject.Hostil behavior, mobbing, job quality, Centro Hospitalar Lisboa Central (CHLC)
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Serviços de Saúde
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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