Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/28761
Author(s): Inácio, A.
Date: 2023
Title: A cada formando, uma estratégia de formação? A experiência dos serviços de formação da Biblioteca do Iscte na inclusão de estudantes guineenses
Book title/volume: Atas do 14.º Congresso Nacional BAD - Comunidades e Profissionais para o Futuro: Agir Hoje
Event title: 14.º Congresso Nacional BAD
Reference: Inácio, A. (2023). A cada formando, uma estratégia de formação? A experiência dos serviços de formação da Biblioteca do Iscte na inclusão de estudantes guineenses. Em Atas do 14.º Congresso Nacional BAD - Comunidades e Profissionais para o Futuro: Agir Hoje. BAD - Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação. https://doi.org/10.48798/congressobad.2883
DOI (Digital Object Identifier): https://doi.org/10.48798/congressobad.2883
Keywords: Bibliotecas de ensino superior
Serviços de formação
Estratégias de inclusão
Estudantes de Países de Língua Oficial Portuguesa
Abstract: Na sequência de uma proposta de ação de formação sobre boas práticas na elaboração de trabalhos científicos, a Biblioteca do Iscte integrou uma parceria, gerida pelo Laboratório de Competências Transversais, para aplicar conteúdos de formação nessa mesma temática a estudantes estrangeiros. Percebeu, contudo, que os destinatários tinham especificidades que mereciam o desenvolvimento de um trabalho dirigido, dado tratar-se de um conjunto de estudantes oriundos da Guiné-Bissau, a frequentar o 2.º ciclo, com dificuldades de compreensão da língua portuguesa e herdeiros de um sistema de ensino desestruturado devido à Guerra. De forma a dar a melhor resposta às suas necessidades práticas na elaboração de trabalhos académicos, foi definido um plano de formação constituído por três módulos com o objetivo de responder às questões Como começar?, Como fazer? e Como apresentar? A formação foi dada em formato de oficina, ministrada por duas formadoras, tendo sido contruídos materiais de apoio que incluíram fichas de sistematização de conteúdos e exercícios práticos feitos em contexto de sala, com acompanhamento. A apresentação deste trabalho pretende expor as estratégias utilizadas como resultado da preocupação existente na inclusão destes estudantes e, sobretudo, refletir sobre as lições aprendidas, desmistificando, em simultâneo, alguns preconceitos.
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:SID-CRN - Comunicações a conferências nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
hdl_28761.pdf209,57 kBAdobe PDFView/Open
hdl_28761_apresentacao.pdf1,28 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.