Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/28761
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorInácio, A.-
dc.date.accessioned2023-06-01T10:29:42Z-
dc.date.available2023-06-01T10:29:42Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationInácio, A. (2023). A cada formando, uma estratégia de formação? A experiência dos serviços de formação da Biblioteca do Iscte na inclusão de estudantes guineenses. Em Atas do 14.º Congresso Nacional BAD - Comunidades e Profissionais para o Futuro: Agir Hoje. BAD - Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação. https://doi.org/10.48798/congressobad.2883por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/28761-
dc.description.abstractNa sequência de uma proposta de ação de formação sobre boas práticas na elaboração de trabalhos científicos, a Biblioteca do Iscte integrou uma parceria, gerida pelo Laboratório de Competências Transversais, para aplicar conteúdos de formação nessa mesma temática a estudantes estrangeiros. Percebeu, contudo, que os destinatários tinham especificidades que mereciam o desenvolvimento de um trabalho dirigido, dado tratar-se de um conjunto de estudantes oriundos da Guiné-Bissau, a frequentar o 2.º ciclo, com dificuldades de compreensão da língua portuguesa e herdeiros de um sistema de ensino desestruturado devido à Guerra. De forma a dar a melhor resposta às suas necessidades práticas na elaboração de trabalhos académicos, foi definido um plano de formação constituído por três módulos com o objetivo de responder às questões Como começar?, Como fazer? e Como apresentar? A formação foi dada em formato de oficina, ministrada por duas formadoras, tendo sido contruídos materiais de apoio que incluíram fichas de sistematização de conteúdos e exercícios práticos feitos em contexto de sala, com acompanhamento. A apresentação deste trabalho pretende expor as estratégias utilizadas como resultado da preocupação existente na inclusão destes estudantes e, sobretudo, refletir sobre as lições aprendidas, desmistificando, em simultâneo, alguns preconceitos.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherBAD- Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentaçãopor
dc.relation.ispartofAtas do 14.º Congresso Nacional BAD - Comunidades e Profissionais para o Futuro: Agir Hojepor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectBibliotecas de ensino superiorpor
dc.subjectServiços de formaçãopor
dc.subjectEstratégias de inclusãopor
dc.subjectEstudantes de Países de Língua Oficial Portuguesapor
dc.titleA cada formando, uma estratégia de formação? A experiência dos serviços de formação da Biblioteca do Iscte na inclusão de estudantes guineensespor
dc.typeconferenceObjectpor
dc.event.title14.º Congresso Nacional BADpor
dc.event.typeconferênciapor
dc.event.locationFaropor
dc.peerreviewedyespor
dc.description.versionpublicadapor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.48798/congressobad.2883por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologiapor
iscte.subject.odsEducação de qualidade-
iscte.subject.odsReduzir as desigualdades-
dc.event.startdate2023-05-03-
dc.event.enddate2023-05-05-
Aparece nas coleções:SID-CRN - Comunicações a conferências nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
hdl_28761.pdf209,57 kBAdobe PDFVer/Abrir
hdl_28761_apresentacao.pdf1,28 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.