Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/899
Author(s): | Dores, António Pedro |
Date: | 1993 |
Title: | Institucionalização do movimento informático na escola: Contributo para uma análise sociológica do projecto Minerva |
Journal title: | Sociologia, Problemas e Práticas |
Number: | 14 |
Pages: | 91-103 |
Reference: | Dores, A. P. (1993). Institucionalização do movimento informático na escola: Contributo para uma análise sociológica do projecto Minerva. Sociologia, Problemas e Práticas, (14), 91-103. http://hdl.handle.net/10071/899 |
ISSN: | 0873-6529 |
Keywords: | Educação -- Education Escola Projecto Minerva Movimento informático TIC -- Tecnologias da informação e comunicação -- ICT Information and communication technology Mudança Expectativas dos actores |
Abstract: | O projecto Minerva resultou de um acordo entre um grupo de investigadores universitários e o Ministério da Educação, sobre as formas de experimentar e difundir informática nas escolas primárias e secundárias em Portugal. Neste trabalho consideramos os universitários representantes do movimento informático (Dores, 1993) na escola. O artigo discute as expectativas dos actores sociais envolvidos nas actividades do projecto, sua génese e funcionalidade para os actores, para o movimento informático e para o projecto. A institucionalização do uso de computadores nas escola é entendida como um longo processo de diálogo entre o movimento informático e a instituição escolar. O projecto Minerva é apenas um primeiro passo desse caminho. As avaliações do processo de mudança são feitas, no terreno, pelos diferentes actores sociais. Tais avaliações são reveladoras das diversas formas como é vivido o processo. O artigo ensaia uma caracterização dos diferentes actores e dos seus pontos de vista sobre o Minerva. |
Peerreviewed: | Sim |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
article_hdl899.pdf | 996,81 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.