Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/899
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Dores, António Pedro | - |
dc.date.accessioned | 2008-12-03T11:27:22Z | - |
dc.date.available | 2008-12-03T11:27:22Z | - |
dc.date.issued | 1993 | - |
dc.identifier.citation | Dores, A. P. (1993). Institucionalização do movimento informático na escola: Contributo para uma análise sociológica do projecto Minerva. Sociologia, Problemas e Práticas, (14), 91-103. http://hdl.handle.net/10071/899 | pt-PT |
dc.identifier.issn | 0873-6529 | pt-PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/899 | - |
dc.description.abstract | O projecto Minerva resultou de um acordo entre um grupo de investigadores universitários e o Ministério da Educação, sobre as formas de experimentar e difundir informática nas escolas primárias e secundárias em Portugal. Neste trabalho consideramos os universitários representantes do movimento informático (Dores, 1993) na escola. O artigo discute as expectativas dos actores sociais envolvidos nas actividades do projecto, sua génese e funcionalidade para os actores, para o movimento informático e para o projecto. A institucionalização do uso de computadores nas escola é entendida como um longo processo de diálogo entre o movimento informático e a instituição escolar. O projecto Minerva é apenas um primeiro passo desse caminho. As avaliações do processo de mudança são feitas, no terreno, pelos diferentes actores sociais. Tais avaliações são reveladoras das diversas formas como é vivido o processo. O artigo ensaia uma caracterização dos diferentes actores e dos seus pontos de vista sobre o Minerva. | pt-PT |
dc.format.extent | 1020731 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | por | pt-PT |
dc.publisher | CIES-ISCTE / CELTA | pt-PT |
dc.rights | openAccess | pt-PT |
dc.subject | Educação -- Education | pt-PT |
dc.subject | Escola | pt-PT |
dc.subject | Projecto Minerva | pt-PT |
dc.subject | Movimento informático | pt-PT |
dc.subject | TIC -- Tecnologias da informação e comunicação -- ICT Information and communication technology | pt-PT |
dc.subject | Mudança | pt-PT |
dc.subject | Expectativas dos actores | pt-PT |
dc.title | Institucionalização do movimento informático na escola: Contributo para uma análise sociológica do projecto Minerva | pt-PT |
dc.type | article | pt-PT |
dc.pagination | 91-103 | pt-PT |
dc.publicationstatus | Publicado | pt-PT |
dc.peerreviewed | Sim | pt-PT |
dc.distribution | Internacional | pt-PT |
dc.number | 14 | pt-PT |
iscte.journal | Sociologia, Problemas e Práticas | pt-PT |
Aparece nas coleções: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
article_hdl899.pdf | 996,81 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.