Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/893
Author(s): Bernardo, Joaquim
Date: 1993
Title: Perfis culturais numa empresa mineira
Journal title: Sociologia, Problemas e Práticas
Number: 14
Pages: 73-90
Reference: Bernardo, J. (1993). Perfis culturais numa empresa mineira. Sociologia, Problemas e Práticas, (14), 73-90. http://hdl.handle.net/10071/893
ISSN: 0873-6529
Keywords: Trabalho
Identidade cultural
Identidades profissionais
Mineiros
Modos de vida
Alentejo
Abstract: O objectivo central deste artigo é apresentar alguns dos resultados mais importantes de uma pesquisa levada a cabo numa empresa mineira situada no sul de Portugal (no Alentejo, uma região menos desenvolvida do país, com uma "identidade" regional muito particular), pesquisa que se centrou na problemática das identidades culturais no trabalho. Baseando a análise na concepção de que as identidades culturais no trabalho terão de ser compreendidas em função de uma série de variáveis que podem influenciar essa análise, procurou-se esboçar um conjunto de modelos culturais caracterizadores do quotidiano da empresa a partir de dois grandes espaços de inserção dos actores: as diversas situações profissionais e a distinção entre os que residiam na zona onde se situa a empresa - os "locais" - e os que vieram de outras regiões do país para aí exercerem a sua actividade profissional - os "não locais". A primeira parte do artigo centra-se mais sobre os efeitos que as diferentes situações profissionais provocam nos modos de "ser" e "fazer" típicos dos actores que dão vida a essas situações, embora tendo também como pano de fundo a distinção "locais/não locais". Na segunda parte, a análise foca sobretudo uma série de representações, da vida da empresa que surgiram como relevantes no seu quotidiano, representações que se concentram sobretudo nas imagens em torno dos mineiros e na imagem dos "locais" e "não locais". Do ponto de vista das representações, a abordagem efectuada centrou-se em duas grandes questões: na quantidade e qualidade das relações entre "locais" e "não locais" e na problemática do modo como alguns traços do que poderemos chamar de identidade regional dos "locais" interfere nos modos de vida no interior da empresa.
Peerreviewed: Sim
Access type: Open Access
Appears in Collections:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
article_hdl893.pdf1,41 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.