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dc.contributor.authorBernardo, Joaquim-
dc.date.accessioned2008-12-03T10:59:01Z-
dc.date.available2008-12-03T10:59:01Z-
dc.date.issued1993-
dc.identifier.citationBernardo, J. (1993). Perfis culturais numa empresa mineira. Sociologia, Problemas e Práticas, (14), 73-90. http://hdl.handle.net/10071/893pt-PT
dc.identifier.issn0873-6529pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/893-
dc.description.abstractO objectivo central deste artigo é apresentar alguns dos resultados mais importantes de uma pesquisa levada a cabo numa empresa mineira situada no sul de Portugal (no Alentejo, uma região menos desenvolvida do país, com uma "identidade" regional muito particular), pesquisa que se centrou na problemática das identidades culturais no trabalho. Baseando a análise na concepção de que as identidades culturais no trabalho terão de ser compreendidas em função de uma série de variáveis que podem influenciar essa análise, procurou-se esboçar um conjunto de modelos culturais caracterizadores do quotidiano da empresa a partir de dois grandes espaços de inserção dos actores: as diversas situações profissionais e a distinção entre os que residiam na zona onde se situa a empresa - os "locais" - e os que vieram de outras regiões do país para aí exercerem a sua actividade profissional - os "não locais". A primeira parte do artigo centra-se mais sobre os efeitos que as diferentes situações profissionais provocam nos modos de "ser" e "fazer" típicos dos actores que dão vida a essas situações, embora tendo também como pano de fundo a distinção "locais/não locais". Na segunda parte, a análise foca sobretudo uma série de representações, da vida da empresa que surgiram como relevantes no seu quotidiano, representações que se concentram sobretudo nas imagens em torno dos mineiros e na imagem dos "locais" e "não locais". Do ponto de vista das representações, a abordagem efectuada centrou-se em duas grandes questões: na quantidade e qualidade das relações entre "locais" e "não locais" e na problemática do modo como alguns traços do que poderemos chamar de identidade regional dos "locais" interfere nos modos de vida no interior da empresa.pt-PT
dc.format.extent1444624 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isoporpt-PT
dc.publisherCIES-ISCTE / CELTApt-PT
dc.rightsopenAccesspt-PT
dc.subjectTrabalhopt-PT
dc.subjectIdentidade culturalpt-PT
dc.subjectIdentidades profissionaispt-PT
dc.subjectMineirospt-PT
dc.subjectModos de vidapt-PT
dc.subjectAlentejopt-PT
dc.titlePerfis culturais numa empresa mineirapt-PT
dc.typearticlept-PT
dc.pagination73-90pt-PT
dc.publicationstatusPublicadopt-PT
dc.peerreviewedSimpt-PT
dc.distributionInternacionalpt-PT
dc.number14pt-PT
iscte.journalSociologia, Problemas e Práticaspt-PT
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

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