Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/4239
Autoria: Correia, André Alves Pires
Orientação: Barrulas, Maria Joaquina
Lopes, Pedro Faria
Data: 2009
Título próprio: Literacia digital e aprendizagem informal em modelo de web participativa
Referência bibliográfica: Correia, A. A. P. (2009). Literacia digital e aprendizagem informal em modelo de web participativa [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/4239
Palavras-chave: Web participativa
Literacia digital
Aprendizagem informal
Folksonomy
RSS
Participative web
Digital literacy
Informal learning
Blogue -- Blog
Resumo: O presente trabalho visa determinar a eficácia da Web participativa na promoção dos grupos interessados na literatura nas perspectivas da leitura e da escrita. Para tal procedeu-se a um estudo de avaliação do sítio Clubede Leituras, projecto desenvolvido para o Plano Nacional de Leitura. O Clube de Leituras é um espaço relacionado com as práticas culturais onde os membros formam uma comunidade de prática onde agregam e partilham informação em hipermédia através da escrita em blogues. É, igualmente, possível aos membros lerem e partilharem notícias, citações, livros electrónicos e vídeos. O estudo de caso foi desenvolvido segundo uma metodologia holística com recurso a uma triangulação de técnicas. A investigação procura determinar em que medida este género de redes sociais promove, efectivamente, mecanismos de literacia digital e de aprendizagem informal.
This study aims to determine the effectiveness of the participative web in the promotion of groups interested in literature, from the perspectives of reading and writing. To achieve this, we evaluated the website Clube de Leituras (reading club), a project developed for the Plano Nacional de Leitura (national reading plan). The Clube de Leituras is a website related to cultural practiceswhere members form a community of practice to aggregate and share hypermedia information through writing on blogs. It is also possible for members to read and share news, quotes, e-books and videos. The case study was developed using a holistic approach and implements a triangulation of techniques. This investigation seeks to determine to what extent this kind of social networks is in fact promoting mechanisms for digital literacy and informal learning.
Designação do grau: Mestrado em Estudos de Informação e Bibliotecas Digitais
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_andre_pires_correia.pdf845,34 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.