Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/4239
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarrulas, Maria Joaquina-
dc.contributor.advisorLopes, Pedro Faria-
dc.contributor.authorCorreia, André Alves Pires-
dc.date.accessioned2012-12-06T15:47:26Z-
dc.date.available2012-12-06T15:47:26Z-
dc.date.issued2009-
dc.date.submitted2009-12por
dc.identifier.citationCorreia, A. A. P. (2009). Literacia digital e aprendizagem informal em modelo de web participativa [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/4239pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/4239-
dc.description.abstractO presente trabalho visa determinar a eficácia da Web participativa na promoção dos grupos interessados na literatura nas perspectivas da leitura e da escrita. Para tal procedeu-se a um estudo de avaliação do sítio Clubede Leituras, projecto desenvolvido para o Plano Nacional de Leitura. O Clube de Leituras é um espaço relacionado com as práticas culturais onde os membros formam uma comunidade de prática onde agregam e partilham informação em hipermédia através da escrita em blogues. É, igualmente, possível aos membros lerem e partilharem notícias, citações, livros electrónicos e vídeos. O estudo de caso foi desenvolvido segundo uma metodologia holística com recurso a uma triangulação de técnicas. A investigação procura determinar em que medida este género de redes sociais promove, efectivamente, mecanismos de literacia digital e de aprendizagem informal.por
dc.description.abstractThis study aims to determine the effectiveness of the participative web in the promotion of groups interested in literature, from the perspectives of reading and writing. To achieve this, we evaluated the website Clube de Leituras (reading club), a project developed for the Plano Nacional de Leitura (national reading plan). The Clube de Leituras is a website related to cultural practiceswhere members form a community of practice to aggregate and share hypermedia information through writing on blogs. It is also possible for members to read and share news, quotes, e-books and videos. The case study was developed using a holistic approach and implements a triangulation of techniques. This investigation seeks to determine to what extent this kind of social networks is in fact promoting mechanisms for digital literacy and informal learning.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectWeb participativapor
dc.subjectLiteracia digitalpor
dc.subjectAprendizagem informalpor
dc.subjectFolksonomypor
dc.subjectRSSpor
dc.subjectParticipative webpor
dc.subjectDigital literacypor
dc.subjectInformal learningpor
dc.subjectBlogue -- Blogpor
dc.titleLiteracia digital e aprendizagem informal em modelo de web participativapor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais-
thesis.degree.nameMestrado em Estudos de Informação e Bibliotecas Digitais-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_andre_pires_correia.pdf845,34 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.