Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/35654
Autoria: Mota, A. R.
Costa, P.
Data: 2024
Título próprio: Tradução e validação de um questionário de duas camadas sobre circuitos elétricos simples
Título da revista: Investigações em Ensino de Ciências
Volume: 29
Número: 3
Paginação: 153 - 171
Referência bibliográfica: Mota, A. R., & Costa, P. (2024). Tradução e validação de um questionário de duas camadas sobre circuitos elétricos simples. Investigações em Ensino de Ciências, 29(3), 153-171. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n3p153
ISSN: 1518-9384
DOI (Digital Object Identifier): 10.22600/1518-8795.ienci2024v29n3p153
Palavras-chave: Circuitos elétricos
Corrente elétrica
Diferença de potencial elétrico
Teoria da resposta ao item
Resumo: A investigação sobre o ensino de circuitos elétricos tem evidenciado as dificuldades dos alunos em construírem um modelo mental sólido e cientificamente consistente. O questionário de duas camadas 2T-SEC, destinado a avaliar conhecimentos sobre circuitos elétricos simples, foi traduzido e administrado a 223 alunos do 9.º e 10.º anos de uma escola portuguesa, com o objetivo de proceder à sua validação para português. Na validação, usou-se o modelo da Teoria da Resposta ao Item (logístico de dois parâmetros). A consistência interna do teste para o 9.º e 10.º anos, avaliada pelo alfa de Cronbach, com valores de 0,88 e 0,86 respetivamente, e as estimativas dos parâmetros dos itens (discriminação e dificuldade) mostram que o questionário é um instrumento de diagnóstico fiável e válido, adequado para ser usado como pós-teste para alunos portugueses do ensino fundamental/médio. Os resultados indicam, ainda, que o questionário tem maior poder informativo para alunos com nível de desempenho intermédio e reforçam algumas das conclusões da literatura atual: o conceito de diferença de potencial elétrico (d.d.p.) é delicado e complexo e a maioria dos alunos demora tempo a construir um modelo mental sólido e consistente sobre circuitos elétricos.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ISTAR-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica

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