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dc.contributor.authorMota, A. R.-
dc.contributor.authorCosta, P.-
dc.date.accessioned2025-11-27T10:48:54Z-
dc.date.available2025-11-27T10:48:54Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationMota, A. R., & Costa, P. (2024). Tradução e validação de um questionário de duas camadas sobre circuitos elétricos simples. Investigações em Ensino de Ciências, 29(3), 153-171. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n3p153-
dc.identifier.issn1518-9384-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/35654-
dc.description.abstractA investigação sobre o ensino de circuitos elétricos tem evidenciado as dificuldades dos alunos em construírem um modelo mental sólido e cientificamente consistente. O questionário de duas camadas 2T-SEC, destinado a avaliar conhecimentos sobre circuitos elétricos simples, foi traduzido e administrado a 223 alunos do 9.º e 10.º anos de uma escola portuguesa, com o objetivo de proceder à sua validação para português. Na validação, usou-se o modelo da Teoria da Resposta ao Item (logístico de dois parâmetros). A consistência interna do teste para o 9.º e 10.º anos, avaliada pelo alfa de Cronbach, com valores de 0,88 e 0,86 respetivamente, e as estimativas dos parâmetros dos itens (discriminação e dificuldade) mostram que o questionário é um instrumento de diagnóstico fiável e válido, adequado para ser usado como pós-teste para alunos portugueses do ensino fundamental/médio. Os resultados indicam, ainda, que o questionário tem maior poder informativo para alunos com nível de desempenho intermédio e reforçam algumas das conclusões da literatura atual: o conceito de diferença de potencial elétrico (d.d.p.) é delicado e complexo e a maioria dos alunos demora tempo a construir um modelo mental sólido e consistente sobre circuitos elétricos.por
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Fisica-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/Concurso de avaliação no âmbito do Programa Plurianual de Financiamento de Unidades de I&D (2017%2F2018) - Financiamento Base/UIDB%2F04650%2F2020/PT-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectCircuitos elétricospor
dc.subjectCorrente elétricapor
dc.subjectDiferença de potencial elétricopor
dc.subjectTeoria da resposta ao itempor
dc.titleTradução e validação de um questionário de duas camadas sobre circuitos elétricos simplespor
dc.title.alternativeTranslation and validation of a two-tier instrument on simple electric circuitsen
dc.typearticle-
dc.pagination153 - 171-
dc.peerreviewedyes-
dc.volume29-
dc.number3-
dc.date.updated2025-11-27T10:46:09Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.doi10.22600/1518-8795.ienci2024v29n3p153-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopor
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-107598-
iscte.alternateIdentifiers.wosWOS:RC:151130937_S24-
iscte.alternateIdentifiers.scopus2-s2.0-85215326841-
iscte.journalInvestigações em Ensino de Ciências-
Aparece nas coleções:ISTAR-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica

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