Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/35654Registo completo
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Mota, A. R. | - |
| dc.contributor.author | Costa, P. | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-27T10:48:54Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-27T10:48:54Z | - |
| dc.date.issued | 2024 | - |
| dc.identifier.citation | Mota, A. R., & Costa, P. (2024). Tradução e validação de um questionário de duas camadas sobre circuitos elétricos simples. Investigações em Ensino de Ciências, 29(3), 153-171. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n3p153 | - |
| dc.identifier.issn | 1518-9384 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/35654 | - |
| dc.description.abstract | A investigação sobre o ensino de circuitos elétricos tem evidenciado as dificuldades dos alunos em construírem um modelo mental sólido e cientificamente consistente. O questionário de duas camadas 2T-SEC, destinado a avaliar conhecimentos sobre circuitos elétricos simples, foi traduzido e administrado a 223 alunos do 9.º e 10.º anos de uma escola portuguesa, com o objetivo de proceder à sua validação para português. Na validação, usou-se o modelo da Teoria da Resposta ao Item (logístico de dois parâmetros). A consistência interna do teste para o 9.º e 10.º anos, avaliada pelo alfa de Cronbach, com valores de 0,88 e 0,86 respetivamente, e as estimativas dos parâmetros dos itens (discriminação e dificuldade) mostram que o questionário é um instrumento de diagnóstico fiável e válido, adequado para ser usado como pós-teste para alunos portugueses do ensino fundamental/médio. Os resultados indicam, ainda, que o questionário tem maior poder informativo para alunos com nível de desempenho intermédio e reforçam algumas das conclusões da literatura atual: o conceito de diferença de potencial elétrico (d.d.p.) é delicado e complexo e a maioria dos alunos demora tempo a construir um modelo mental sólido e consistente sobre circuitos elétricos. | por |
| dc.language.iso | por | - |
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Fisica | - |
| dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/Concurso de avaliação no âmbito do Programa Plurianual de Financiamento de Unidades de I&D (2017%2F2018) - Financiamento Base/UIDB%2F04650%2F2020/PT | - |
| dc.rights | openAccess | - |
| dc.subject | Circuitos elétricos | por |
| dc.subject | Corrente elétrica | por |
| dc.subject | Diferença de potencial elétrico | por |
| dc.subject | Teoria da resposta ao item | por |
| dc.title | Tradução e validação de um questionário de duas camadas sobre circuitos elétricos simples | por |
| dc.title.alternative | Translation and validation of a two-tier instrument on simple electric circuits | en |
| dc.type | article | - |
| dc.pagination | 153 - 171 | - |
| dc.peerreviewed | yes | - |
| dc.volume | 29 | - |
| dc.number | 3 | - |
| dc.date.updated | 2025-11-27T10:46:09Z | - |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| dc.identifier.doi | 10.22600/1518-8795.ienci2024v29n3p153 | - |
| dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
| iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-107598 | - |
| iscte.alternateIdentifiers.wos | WOS:RC:151130937_S24 | - |
| iscte.alternateIdentifiers.scopus | 2-s2.0-85215326841 | - |
| iscte.journal | Investigações em Ensino de Ciências | - |
| Aparece nas coleções: | ISTAR-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica | |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| article_107598.pdf | 688,76 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.












