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http://hdl.handle.net/10071/35654| Author(s): | Mota, A. R. Costa, P. |
| Date: | 2024 |
| Title: | Tradução e validação de um questionário de duas camadas sobre circuitos elétricos simples |
| Journal title: | Investigações em Ensino de Ciências |
| Volume: | 29 |
| Number: | 3 |
| Pages: | 153 - 171 |
| Reference: | Mota, A. R., & Costa, P. (2024). Tradução e validação de um questionário de duas camadas sobre circuitos elétricos simples. Investigações em Ensino de Ciências, 29(3), 153-171. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2024v29n3p153 |
| ISSN: | 1518-9384 |
| DOI (Digital Object Identifier): | 10.22600/1518-8795.ienci2024v29n3p153 |
| Keywords: | Circuitos elétricos Corrente elétrica Diferença de potencial elétrico Teoria da resposta ao item |
| Abstract: | A investigação sobre o ensino de circuitos elétricos tem evidenciado as dificuldades dos alunos em construírem um modelo mental sólido e cientificamente consistente. O questionário de duas camadas 2T-SEC, destinado a avaliar conhecimentos sobre circuitos elétricos simples, foi traduzido e administrado a 223 alunos do 9.º e 10.º anos de uma escola portuguesa, com o objetivo de proceder à sua validação para português. Na validação, usou-se o modelo da Teoria da Resposta ao Item (logístico de dois parâmetros). A consistência interna do teste para o 9.º e 10.º anos, avaliada pelo alfa de Cronbach, com valores de 0,88 e 0,86 respetivamente, e as estimativas dos parâmetros dos itens (discriminação e dificuldade) mostram que o questionário é um instrumento de diagnóstico fiável e válido, adequado para ser usado como pós-teste para alunos portugueses do ensino fundamental/médio. Os resultados indicam, ainda, que o questionário tem maior poder informativo para alunos com nível de desempenho intermédio e reforçam algumas das conclusões da literatura atual: o conceito de diferença de potencial elétrico (d.d.p.) é delicado e complexo e a maioria dos alunos demora tempo a construir um modelo mental sólido e consistente sobre circuitos elétricos. |
| Peerreviewed: | yes |
| Access type: | Open Access |
| Appears in Collections: | ISTAR-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica |
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