Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/29710
Author(s): Ávila, P.
Date: 2023
Title: Aprendizagem e educação de adultos em Portugal e na UE: Relevância sociológica, desafios conceptuais e resultados de investigação
Journal title: Sociologia, Problemas e Práticas
Number: 102
Pages: 9 - 39
Reference: Ávila, P. (2023). Aprendizagem e educação de adultos em Portugal e na UE: Relevância sociológica, desafios conceptuais e resultados de investigação. Sociologia, Problemas e Práticas, 102, 9-39. https://dx.doi.org/10.7458/SPP202310231587
ISSN: 0873-6529
DOI (Digital Object Identifier): 10.7458/SPP202310231587
Keywords: Aprendizagem e educação de adultos
Desigualdades sociais na participação
Impactos sociais da aprendizagem e educação de adultos
Portugal e Europa
Abstract: Este artigo tem como enfoque a investigação sobre a participação da população adulta em processos de aprendizagem e educação. Discute e sistematiza as principais perspetivas analíticas, dispositivos metodológicos e resultados de investigação, situando, numa perspetiva comparada e temporalmente alargada, a evolução registada em Portugal neste domínio. Sublinham-se as acentuadas desigualdades sociais associadas à aprendizagem ao longo da vida, a complexidade e multiplicidade dos fatores que condicionam ou favorecem a participação, destacando a centralidade das políticas públicas. Abordam-se, ainda, as implicações sociais destes processos, para os indivíduos e para as sociedades, e defende-se a necessidade de reforçar a investigação sociológica neste campo.
This article focuses on research on the participation of adult population in learning and education activities. It discusses and synthesises the main analytical perspectives, methodological approaches and research results, situating in a comparative and temporally extended perspective, the evolution that has occurred in Portugal in this field. It points to the major social inequalities associated with lifelong learning and to the complexity and multiplicity of the factors that condition or favour participation, emphasising the centrality of public policies. The article also discusses the social implications of these processes for both individuals and societies, and argues for the need to strengthen the sociological research in this domain.
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica

Files in This Item:
File SizeFormat 
article_98592.pdf16,79 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.