Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/29710
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorÁvila, P.-
dc.date.accessioned2023-11-22T10:33:31Z-
dc.date.available2023-11-22T10:33:31Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationÁvila, P. (2023). Aprendizagem e educação de adultos em Portugal e na UE: Relevância sociológica, desafios conceptuais e resultados de investigação. Sociologia, Problemas e Práticas, 102, 9-39. https://dx.doi.org/10.7458/SPP202310231587-
dc.identifier.issn0873-6529-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/29710-
dc.description.abstractEste artigo tem como enfoque a investigação sobre a participação da população adulta em processos de aprendizagem e educação. Discute e sistematiza as principais perspetivas analíticas, dispositivos metodológicos e resultados de investigação, situando, numa perspetiva comparada e temporalmente alargada, a evolução registada em Portugal neste domínio. Sublinham-se as acentuadas desigualdades sociais associadas à aprendizagem ao longo da vida, a complexidade e multiplicidade dos fatores que condicionam ou favorecem a participação, destacando a centralidade das políticas públicas. Abordam-se, ainda, as implicações sociais destes processos, para os indivíduos e para as sociedades, e defende-se a necessidade de reforçar a investigação sociológica neste campo.por
dc.description.abstractThis article focuses on research on the participation of adult population in learning and education activities. It discusses and synthesises the main analytical perspectives, methodological approaches and research results, situating in a comparative and temporally extended perspective, the evolution that has occurred in Portugal in this field. It points to the major social inequalities associated with lifelong learning and to the complexity and multiplicity of the factors that condition or favour participation, emphasising the centrality of public policies. The article also discusses the social implications of these processes for both individuals and societies, and argues for the need to strengthen the sociological research in this domain.en
dc.language.isopor-
dc.publisherEditora Mundos Sociais-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectAprendizagem e educação de adultospor
dc.subjectDesigualdades sociais na participaçãopor
dc.subjectImpactos sociais da aprendizagem e educação de adultospor
dc.subjectPortugal e Europapor
dc.titleAprendizagem e educação de adultos em Portugal e na UE: Relevância sociológica, desafios conceptuais e resultados de investigaçãopor
dc.title.alternativeAdult learning and education in Portugal and the EU: Sociological relevance, conceptual challenges, and research resultsen
dc.title.alternativeL’apprentissage et l’éducation des adultes au Portugal et dans l’UE: Pertinence sociologique, enjeux conceptuels et résultats de recherchefr
dc.title.alternativeAprendizaje y educación de adultos en Portugal y en la UE: Relevancia sociológica, desafíos conceptuales y resultados de investigaciónes
dc.typearticle-
dc.pagination9 - 39-
dc.peerreviewedyes-
dc.number102-
dc.date.updated2023-11-22T10:32:15Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.doi10.7458/SPP202310231587-
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-98592-
iscte.alternateIdentifiers.scopus2-s2.0-85167739046-
iscte.journalSociologia, Problemas e Práticas-
Aparece nas coleções:CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
article_98592.pdf16,79 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.