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http://hdl.handle.net/10071/21500
Autoria: | Dias-Trindade, S. Correia, J. D. Henriques, S. |
Data: | 2020 |
Título próprio: | Ensino remoto emergencial na educação básica brasileira e portuguesa: a perspetiva dos docentes |
Volume: | 3 |
Número: | 32 |
ISSN: | 2358-1425 |
DOI (Digital Object Identifier): | 10.20952/revtee.v13i32.14426 |
Palavras-chave: | Educação básica Ensino remoto emergencial COVID-19 Competência digital docente |
Resumo: | O impacto causado pela pandemia da COVID-19 levou ao encerramento de escolas por todo o mundo. Ministérios, governos estaduais, organismos públicos e privados viram-se repentinamente obrigados a converter todo o processo educativo para que milhões de estudantes continuassem os seus processos formativos a partir de suas casas. Do presencial transitou-se para o online, na forma de um ensino remoto de emergência, desafiando professores a repensarem metodologias e práticas pedagógicas, procurando desenvolver situações de aprendizagem em ambientes digitais. Este artigo, baseado numa análise exploratória, procura compreender como foi realizada essa transição do regime presencial para o regime digital na educação básica portuguesa e brasileira, nomeadamente no que diz respeito à preparação dos professores e das suas escolas. As respostas obtidas através da aplicação de um inquérito por questionário a 300 professores permitem um olhar sobre semelhanças e diferenças na abordagem à promoção de uma educação de qualidade em tempos de pandemia. |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2020_Educação Remota e Emergencial na Educação Básica e Secundária na perspetiva dos docentes.pdf | Versão Editora | 1,04 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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