Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/21500| Author(s): | Dias-Trindade, S. Correia, J. D. Henriques, S. |
| Date: | 2020 |
| Title: | Ensino remoto emergencial na educação básica brasileira e portuguesa: a perspetiva dos docentes |
| Volume: | 3 |
| Number: | 32 |
| ISSN: | 2358-1425 |
| DOI (Digital Object Identifier): | 10.20952/revtee.v13i32.14426 |
| Keywords: | Educação básica Ensino remoto emergencial COVID-19 Competência digital docente |
| Abstract: | O impacto causado pela pandemia da COVID-19 levou ao encerramento de escolas por todo o mundo. Ministérios, governos estaduais, organismos públicos e privados viram-se repentinamente obrigados a converter todo o processo educativo para que milhões de estudantes continuassem os seus processos formativos a partir de suas casas. Do presencial transitou-se para o online, na forma de um ensino remoto de emergência, desafiando professores a repensarem metodologias e práticas pedagógicas, procurando desenvolver situações de aprendizagem em ambientes digitais. Este artigo, baseado numa análise exploratória, procura compreender como foi realizada essa transição do regime presencial para o regime digital na educação básica portuguesa e brasileira, nomeadamente no que diz respeito à preparação dos professores e das suas escolas. As respostas obtidas através da aplicação de um inquérito por questionário a 300 professores permitem um olhar sobre semelhanças e diferenças na abordagem à promoção de uma educação de qualidade em tempos de pandemia. |
| Peerreviewed: | yes |
| Access type: | Open Access |
| Appears in Collections: | CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2020_Educação Remota e Emergencial na Educação Básica e Secundária na perspetiva dos docentes.pdf | Versão Editora | 1,04 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.












