Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/21500
Author(s): Dias-Trindade, S.
Correia, J. D.
Henriques, S.
Date: 2020
Title: Ensino remoto emergencial na educação básica brasileira e portuguesa: a perspetiva dos docentes
Volume: 3
Number: 32
ISSN: 2358-1425
DOI (Digital Object Identifier): 10.20952/revtee.v13i32.14426
Keywords: Educação básica
Ensino remoto emergencial
COVID-19
Competência digital docente
Abstract: O impacto causado pela pandemia da COVID-19 levou ao encerramento de escolas por todo o mundo. Ministérios, governos estaduais, organismos públicos e privados viram-se repentinamente obrigados a converter todo o processo educativo para que milhões de estudantes continuassem os seus processos formativos a partir de suas casas. Do presencial transitou-se para o online, na forma de um ensino remoto de emergência, desafiando professores a repensarem metodologias e práticas pedagógicas, procurando desenvolver situações de aprendizagem em ambientes digitais. Este artigo, baseado numa análise exploratória, procura compreender como foi realizada essa transição do regime presencial para o regime digital na educação básica portuguesa e brasileira, nomeadamente no que diz respeito à preparação dos professores e das suas escolas. As respostas obtidas através da aplicação de um inquérito por questionário a 300 professores permitem um olhar sobre semelhanças e diferenças na abordagem à promoção de uma educação de qualidade em tempos de pandemia.
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica

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