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dc.contributor.authorDias-Trindade, S.-
dc.contributor.authorCorreia, J. D.-
dc.contributor.authorHenriques, S.-
dc.date.accessioned2021-01-25T12:14:33Z-
dc.date.available2021-01-25T12:14:33Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.issn2358-1425-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/21500-
dc.description.abstractO impacto causado pela pandemia da COVID-19 levou ao encerramento de escolas por todo o mundo. Ministérios, governos estaduais, organismos públicos e privados viram-se repentinamente obrigados a converter todo o processo educativo para que milhões de estudantes continuassem os seus processos formativos a partir de suas casas. Do presencial transitou-se para o online, na forma de um ensino remoto de emergência, desafiando professores a repensarem metodologias e práticas pedagógicas, procurando desenvolver situações de aprendizagem em ambientes digitais. Este artigo, baseado numa análise exploratória, procura compreender como foi realizada essa transição do regime presencial para o regime digital na educação básica portuguesa e brasileira, nomeadamente no que diz respeito à preparação dos professores e das suas escolas. As respostas obtidas através da aplicação de um inquérito por questionário a 300 professores permitem um olhar sobre semelhanças e diferenças na abordagem à promoção de uma educação de qualidade em tempos de pandemia.por
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipe-
dc.relationUIDB/03126/2020-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectEnsino remoto emergencialpor
dc.subjectCOVID-19por
dc.subjectCompetência digital docentepor
dc.titleEnsino remoto emergencial na educação básica brasileira e portuguesa: a perspetiva dos docentespor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyes-
dc.journalRevista Tempos e Espaços em Educação-
dc.volume3-
dc.number32-
degois.publication.issue32-
degois.publication.titleEnsino remoto emergencial na educação básica brasileira e portuguesa: a perspetiva dos docentespor
dc.date.updated2021-01-25T12:13:48Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.doi10.20952/revtee.v13i32.14426-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologiapor
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
iscte.subject.odsReduzir as desigualdadespor
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-77720-
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