Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/21500Registo completo
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Dias-Trindade, S. | - |
| dc.contributor.author | Correia, J. D. | - |
| dc.contributor.author | Henriques, S. | - |
| dc.date.accessioned | 2021-01-25T12:14:33Z | - |
| dc.date.available | 2021-01-25T12:14:33Z | - |
| dc.date.issued | 2020 | - |
| dc.identifier.issn | 2358-1425 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/21500 | - |
| dc.description.abstract | O impacto causado pela pandemia da COVID-19 levou ao encerramento de escolas por todo o mundo. Ministérios, governos estaduais, organismos públicos e privados viram-se repentinamente obrigados a converter todo o processo educativo para que milhões de estudantes continuassem os seus processos formativos a partir de suas casas. Do presencial transitou-se para o online, na forma de um ensino remoto de emergência, desafiando professores a repensarem metodologias e práticas pedagógicas, procurando desenvolver situações de aprendizagem em ambientes digitais. Este artigo, baseado numa análise exploratória, procura compreender como foi realizada essa transição do regime presencial para o regime digital na educação básica portuguesa e brasileira, nomeadamente no que diz respeito à preparação dos professores e das suas escolas. As respostas obtidas através da aplicação de um inquérito por questionário a 300 professores permitem um olhar sobre semelhanças e diferenças na abordagem à promoção de uma educação de qualidade em tempos de pandemia. | por |
| dc.language.iso | por | - |
| dc.publisher | Universidade Federal de Sergipe | - |
| dc.relation | UIDB/03126/2020 | - |
| dc.rights | openAccess | - |
| dc.subject | Educação básica | por |
| dc.subject | Ensino remoto emergencial | por |
| dc.subject | COVID-19 | por |
| dc.subject | Competência digital docente | por |
| dc.title | Ensino remoto emergencial na educação básica brasileira e portuguesa: a perspetiva dos docentes | por |
| dc.type | article | - |
| dc.peerreviewed | yes | - |
| dc.journal | Revista Tempos e Espaços em Educação | - |
| dc.volume | 3 | - |
| dc.number | 32 | - |
| degois.publication.issue | 32 | - |
| degois.publication.title | Ensino remoto emergencial na educação básica brasileira e portuguesa: a perspetiva dos docentes | por |
| dc.date.updated | 2021-01-25T12:13:48Z | - |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| dc.identifier.doi | 10.20952/revtee.v13i32.14426 | - |
| dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
| dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia | por |
| iscte.subject.ods | Educação de qualidade | por |
| iscte.subject.ods | Reduzir as desigualdades | por |
| iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-77720 | - |
| Aparece nas coleções: | CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica | |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2020_Educação Remota e Emergencial na Educação Básica e Secundária na perspetiva dos docentes.pdf | Versão Editora | 1,04 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.












