Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/21500
Autoria: Dias-Trindade, S.
Correia, J. D.
Henriques, S.
Data: 2020
Título próprio: Ensino remoto emergencial na educação básica brasileira e portuguesa: a perspetiva dos docentes
Volume: 3
Número: 32
ISSN: 2358-1425
DOI (Digital Object Identifier): 10.20952/revtee.v13i32.14426
Palavras-chave: Educação básica
Ensino remoto emergencial
COVID-19
Competência digital docente
Resumo: O impacto causado pela pandemia da COVID-19 levou ao encerramento de escolas por todo o mundo. Ministérios, governos estaduais, organismos públicos e privados viram-se repentinamente obrigados a converter todo o processo educativo para que milhões de estudantes continuassem os seus processos formativos a partir de suas casas. Do presencial transitou-se para o online, na forma de um ensino remoto de emergência, desafiando professores a repensarem metodologias e práticas pedagógicas, procurando desenvolver situações de aprendizagem em ambientes digitais. Este artigo, baseado numa análise exploratória, procura compreender como foi realizada essa transição do regime presencial para o regime digital na educação básica portuguesa e brasileira, nomeadamente no que diz respeito à preparação dos professores e das suas escolas. As respostas obtidas através da aplicação de um inquérito por questionário a 300 professores permitem um olhar sobre semelhanças e diferenças na abordagem à promoção de uma educação de qualidade em tempos de pandemia.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica

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2020_Educação Remota e Emergencial na Educação Básica e Secundária na perspetiva dos docentes.pdfVersão Editora1,04 MBAdobe PDFVer/Abrir


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