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http://hdl.handle.net/10071/20218| Autoria: | Raposo, O. |
| Data: | 2019 |
| Título próprio: | Arte e cultura: aprendizagens informais na afro-Lisboa |
| Volume: | 7 |
| Número: | 2 |
| Paginação: | 37 - 53 |
| ISSN: | 1647-3078 |
| Palavras-chave: | Arte Educação Juventude Racismo Periferia Pós-colonialismo |
| Resumo: | A forma como as práticas artísticas estimulam aprendizagens informais entre os jovens da periferia de Lisboa é a principal preocupação deste artigo. A partir de três bairros “racializados” – Arrentela, Cova da Moura e Quinta do Mocho –, enquadramos algumas das mais inovadoras produções artístico-culturais para debater a escola, o racismo, as desigualdades e os engajamentos político-cidadão. Numa Afro-Lisboa que tarda em assumir a agência das populações afrodescendentes, arte e cultura se tornam instrumentos privilegiados para reconfigurar o papel da “raça” nas questões relacionadas à cidadania, marginalidade e educação no Portugal pós-colonial. |
| Arbitragem científica: | yes |
| Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Arte e cultura. Aprendizagens infomais na Afro-Lisboa_VersãoPublicada(Mediações2019).pdf | Versão Editora | 497 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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