Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/20218| Author(s): | Raposo, O. |
| Date: | 2019 |
| Title: | Arte e cultura: aprendizagens informais na afro-Lisboa |
| Volume: | 7 |
| Number: | 2 |
| Pages: | 37 - 53 |
| ISSN: | 1647-3078 |
| Keywords: | Arte Educação Juventude Racismo Periferia Pós-colonialismo |
| Abstract: | A forma como as práticas artísticas estimulam aprendizagens informais entre os jovens da periferia de Lisboa é a principal preocupação deste artigo. A partir de três bairros “racializados” – Arrentela, Cova da Moura e Quinta do Mocho –, enquadramos algumas das mais inovadoras produções artístico-culturais para debater a escola, o racismo, as desigualdades e os engajamentos político-cidadão. Numa Afro-Lisboa que tarda em assumir a agência das populações afrodescendentes, arte e cultura se tornam instrumentos privilegiados para reconfigurar o papel da “raça” nas questões relacionadas à cidadania, marginalidade e educação no Portugal pós-colonial. |
| Peerreviewed: | yes |
| Access type: | Open Access |
| Appears in Collections: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Arte e cultura. Aprendizagens infomais na Afro-Lisboa_VersãoPublicada(Mediações2019).pdf | Versão Editora | 497 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.












