Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/1030
Author(s): Marcos, Luís Humberto
Date: 1989
Title: O poder dos «media» e o modelo do panóptico
Journal title: Sociologia, Problemas e Práticas
Number: 6
Pages: 101-109
Reference: Marcos, L. H. (1989). O poder dos «media» e o modelo do panóptico. Sociologia, Problemas e Práticas, (6), 101-109. http://hdl.handle.net/10071/1030
ISSN: 0873-6529
Keywords: Construção da realidade
Poder
Controlo social
Meios de comunicação -- Media
Abstract: O poder dos media, sujeito a seduções, controlo e disciplina, é analisado neste artigo segundo uma perspectiva que tem por base a concepção inovadora de Foucault sobre o poder. O autor detém-se sobre o poder invisível que se articula com o saber e que, através dos media, vai impregnando a sociedade e ordenando os mecanismos de construção da "verdade" e da "realidade". Os media são instrumentos e reflexo do poder/saber social. E transformaram-se em cumpridores da tecnologia disciplinar do panóptico de Bentham: substituem o controlo pelo autocontrolo, a vigilância pela autovigilância e a punição pela autopunição.
Peerreviewed: Sim
Access type: Open Access
Appears in Collections:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

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