Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/1030
Autoria: Marcos, Luís Humberto
Data: 1989
Título próprio: O poder dos «media» e o modelo do panóptico
Título da revista: Sociologia, Problemas e Práticas
Número: 6
Paginação: 101-109
Referência bibliográfica: Marcos, L. H. (1989). O poder dos «media» e o modelo do panóptico. Sociologia, Problemas e Práticas, (6), 101-109. http://hdl.handle.net/10071/1030
ISSN: 0873-6529
Palavras-chave: Construção da realidade
Poder
Controlo social
Meios de comunicação -- Media
Resumo: O poder dos media, sujeito a seduções, controlo e disciplina, é analisado neste artigo segundo uma perspectiva que tem por base a concepção inovadora de Foucault sobre o poder. O autor detém-se sobre o poder invisível que se articula com o saber e que, através dos media, vai impregnando a sociedade e ordenando os mecanismos de construção da "verdade" e da "realidade". Os media são instrumentos e reflexo do poder/saber social. E transformaram-se em cumpridores da tecnologia disciplinar do panóptico de Bentham: substituem o controlo pelo autocontrolo, a vigilância pela autovigilância e a punição pela autopunição.
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

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