Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/981
Author(s): Caria, Telmo Humberto L.
Date: 1992
Title: Perspectiva sociológica sobre o conceito de educação e a diversidade das pedagogias
Journal title: Sociologia, Problemas e Práticas
Number: 12
Pages: 171-184
Reference: Caria, T. H. L. (1992). Perspectiva sociológica sobre o conceito de educação e a diversidade das pedagogias. Sociologia, Problemas e Práticas, (12), 171-184. http://hdl.handle.net/10071/981
ISSN: 0873-6529
Keywords: Educação -- Education
Modalidades de acção pedagógica
Socialização
Poder
Violência simbólica
Abstract: O artigo tem como objectivo repensar e colocar hipóteses sobre o conceito de educação de um ponto de vista sociológico, tornando por base a nossa experiência de investigação e formação de professores. A ideia central é apresentar a educação como uma modalidade de acção pedagógica diferente de outras, como sejam: a enculturação, a aculturação, a instrução, a socialização, a violência simbólica e o ensino. A partir das contribuições de Durkheim, Bourdieu e Passeron, ColI e Bernstein, é proposta uma grelha de análise, como modelo de análise para a investigação empírica, a partir das dimensões de sentido da aprendizagem (perspectiva construtivista), classificação e enquadramento (códigos de educação).
Peerreviewed: Sim
Access type: Open Access
Appears in Collections:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
article_hdl981.pdf305,63 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.