Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/981| Author(s): | Caria, Telmo Humberto L. |
| Date: | 1992 |
| Title: | Perspectiva sociológica sobre o conceito de educação e a diversidade das pedagogias |
| Journal title: | Sociologia, Problemas e Práticas |
| Number: | 12 |
| Pages: | 171-184 |
| Reference: | Caria, T. H. L. (1992). Perspectiva sociológica sobre o conceito de educação e a diversidade das pedagogias. Sociologia, Problemas e Práticas, (12), 171-184. http://hdl.handle.net/10071/981 |
| ISSN: | 0873-6529 |
| Keywords: | Educação -- Education Modalidades de acção pedagógica Socialização Poder Violência simbólica |
| Abstract: | O artigo tem como objectivo repensar e colocar hipóteses sobre o conceito de educação de um ponto de vista sociológico, tornando por base a nossa experiência de investigação e formação de professores. A ideia central é apresentar a educação como uma modalidade de acção pedagógica diferente de outras, como sejam: a enculturação, a aculturação, a instrução, a socialização, a violência simbólica e o ensino. A partir das contribuições de Durkheim, Bourdieu e Passeron, ColI e Bernstein, é proposta uma grelha de análise, como modelo de análise para a investigação empírica, a partir das dimensões de sentido da aprendizagem (perspectiva construtivista), classificação e enquadramento (códigos de educação). |
| Peerreviewed: | Sim |
| Access type: | Open Access |
| Appears in Collections: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| article_hdl981.pdf | 305,63 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.












