Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/981
Author(s): | Caria, Telmo Humberto L. |
Date: | 1992 |
Title: | Perspectiva sociológica sobre o conceito de educação e a diversidade das pedagogias |
Journal title: | Sociologia, Problemas e Práticas |
Number: | 12 |
Pages: | 171-184 |
Reference: | Caria, T. H. L. (1992). Perspectiva sociológica sobre o conceito de educação e a diversidade das pedagogias. Sociologia, Problemas e Práticas, (12), 171-184. http://hdl.handle.net/10071/981 |
ISSN: | 0873-6529 |
Keywords: | Educação -- Education Modalidades de acção pedagógica Socialização Poder Violência simbólica |
Abstract: | O artigo tem como objectivo repensar e colocar hipóteses sobre o conceito de educação de um ponto de vista sociológico, tornando por base a nossa experiência de investigação e formação de professores. A ideia central é apresentar a educação como uma modalidade de acção pedagógica diferente de outras, como sejam: a enculturação, a aculturação, a instrução, a socialização, a violência simbólica e o ensino. A partir das contribuições de Durkheim, Bourdieu e Passeron, ColI e Bernstein, é proposta uma grelha de análise, como modelo de análise para a investigação empírica, a partir das dimensões de sentido da aprendizagem (perspectiva construtivista), classificação e enquadramento (códigos de educação). |
Peerreviewed: | Sim |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
article_hdl981.pdf | 305,63 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.