Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/981
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCaria, Telmo Humberto L.-
dc.date.accessioned2008-12-12T15:46:35Z-
dc.date.available2008-12-12T15:46:35Z-
dc.date.issued1992-10-
dc.identifier.issn0873-6529pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/981-
dc.description.abstractO artigo tem como objectivo repensar e colocar hipóteses sobre o conceito de educação de um ponto de vista sociológico, tornando por base a nossa experiência de investigação e formação de professores. A ideia central é apresentar a educação como uma modalidade de acção pedagógica diferente de outras, como sejam: a enculturação, a aculturação, a instrução, a socialização, a violência simbólica e o ensino. A partir das contribuições de Durkheim, Bourdieu e Passeron, ColI e Bernstein, é proposta uma grelha de análise, como modelo de análise para a investigação empírica, a partir das dimensões de sentido da aprendizagem (perspectiva construtivista), classificação e enquadramento (códigos de educação).pt-PT
dc.description.abstractThe aim of this paper is to rethink the concept of education from a sociological perspective, supported by data gathered in my research of the training of secondary school teachers. The main idea is to present an alterative model of education as a pedagogical experience, different from instruction, socialization, teaching, symbolic violence, and acculturation. Within the ideas developed by Durkheim, Bourdieu, Passeron, Coll, and Bernstein, my aim is to propose a number of analitical models for empirical research.pt-PT
dc.description.abstractL’objectif de mon essai est de repenser le concept d"éducation à partir de la perspective sociologique d"après mes expériences de recherche et de formation de professeurs. L"idée centrale est de présenter l"éducation comme une modalité d"action pédagogique différente des autres, à savoir: l"instruction, la socialisation, l"acculturation, la violence simbolique et l"enseignement. Avec les contribuitions de Durkheim, Bourdieu, Passeron, Coll et Bernstein, je me propose d"étudier diverses dimensions d"analyse polir la recherche empirique.pt-PT
dc.description.abstractEl artículo tiene como objetivo repensar y colocar hipótesis sobre el concepto de educación desde un punto de vista sociológico, tomando como base nuestra experiencia de investigación y formación de profesores. La idea central es presentar la educación como una modalidad de acción pedagógica diferente de otras, como son: la enculturación, la aculturación, la instrucción, la socialización, la violencia simbólica y la enseñanza. A partir de las contribuciones de Durkheim, Bourdieu y Passeron, Coll y Bernstein, se propone un análisis como modelo para la investigación empírica, a partir de las dimensiones d sentido y aprendizaje (perspectiva constructivista), clasificación y encuadramiento (códigos de educación).pt-PT
dc.format.extent312964 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isoporpt-PT
dc.publisherCIES-ISCTE / CELTApt-PT
dc.rightsopenAccesspt-PT
dc.subjectEducaçãopt-PT
dc.subjectModalidades de acção pedagógicapt-PT
dc.subjectSocializaçãopt-PT
dc.subjectPoderpt-PT
dc.subjectViolência simbólicapt-PT
dc.subjectEducationpt-PT
dc.subjectForms of pedagogical actionpt-PT
dc.subjectSocialisationpt-PT
dc.subjectPowerpt-PT
dc.subjectSymbolic violencept-PT
dc.titlePerspectiva sociológica sobre o conceito de educação e a diversidade das pedagogiaspt-PT
dc.typearticle-
dc.paginationpp.171-184pt-PT
dc.publicationstatusPublicadopt-PT
dc.peerreviewedSimpt-PT
dc.journalSociologia, Problemas e Práticaspt-PT
dc.distributionInternacionalpt-PT
dc.numberNº12pt-PT
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
10.pdf305,63 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.