Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/981
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Caria, Telmo Humberto L. | - |
dc.date.accessioned | 2008-12-12T15:46:35Z | - |
dc.date.available | 2008-12-12T15:46:35Z | - |
dc.date.issued | 1992-10 | - |
dc.identifier.issn | 0873-6529 | pt-PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/981 | - |
dc.description.abstract | O artigo tem como objectivo repensar e colocar hipóteses sobre o conceito de educação de um ponto de vista sociológico, tornando por base a nossa experiência de investigação e formação de professores. A ideia central é apresentar a educação como uma modalidade de acção pedagógica diferente de outras, como sejam: a enculturação, a aculturação, a instrução, a socialização, a violência simbólica e o ensino. A partir das contribuições de Durkheim, Bourdieu e Passeron, ColI e Bernstein, é proposta uma grelha de análise, como modelo de análise para a investigação empírica, a partir das dimensões de sentido da aprendizagem (perspectiva construtivista), classificação e enquadramento (códigos de educação). | pt-PT |
dc.description.abstract | The aim of this paper is to rethink the concept of education from a sociological perspective, supported by data gathered in my research of the training of secondary school teachers. The main idea is to present an alterative model of education as a pedagogical experience, different from instruction, socialization, teaching, symbolic violence, and acculturation. Within the ideas developed by Durkheim, Bourdieu, Passeron, Coll, and Bernstein, my aim is to propose a number of analitical models for empirical research. | pt-PT |
dc.description.abstract | L’objectif de mon essai est de repenser le concept d"éducation à partir de la perspective sociologique d"après mes expériences de recherche et de formation de professeurs. L"idée centrale est de présenter l"éducation comme une modalité d"action pédagogique différente des autres, à savoir: l"instruction, la socialisation, l"acculturation, la violence simbolique et l"enseignement. Avec les contribuitions de Durkheim, Bourdieu, Passeron, Coll et Bernstein, je me propose d"étudier diverses dimensions d"analyse polir la recherche empirique. | pt-PT |
dc.description.abstract | El artículo tiene como objetivo repensar y colocar hipótesis sobre el concepto de educación desde un punto de vista sociológico, tomando como base nuestra experiencia de investigación y formación de profesores. La idea central es presentar la educación como una modalidad de acción pedagógica diferente de otras, como son: la enculturación, la aculturación, la instrucción, la socialización, la violencia simbólica y la enseñanza. A partir de las contribuciones de Durkheim, Bourdieu y Passeron, Coll y Bernstein, se propone un análisis como modelo para la investigación empírica, a partir de las dimensiones d sentido y aprendizaje (perspectiva constructivista), clasificación y encuadramiento (códigos de educación). | pt-PT |
dc.format.extent | 312964 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | por | pt-PT |
dc.publisher | CIES-ISCTE / CELTA | pt-PT |
dc.rights | openAccess | pt-PT |
dc.subject | Educação | pt-PT |
dc.subject | Modalidades de acção pedagógica | pt-PT |
dc.subject | Socialização | pt-PT |
dc.subject | Poder | pt-PT |
dc.subject | Violência simbólica | pt-PT |
dc.subject | Education | pt-PT |
dc.subject | Forms of pedagogical action | pt-PT |
dc.subject | Socialisation | pt-PT |
dc.subject | Power | pt-PT |
dc.subject | Symbolic violence | pt-PT |
dc.title | Perspectiva sociológica sobre o conceito de educação e a diversidade das pedagogias | pt-PT |
dc.type | article | - |
dc.pagination | pp.171-184 | pt-PT |
dc.publicationstatus | Publicado | pt-PT |
dc.peerreviewed | Sim | pt-PT |
dc.journal | Sociologia, Problemas e Práticas | pt-PT |
dc.distribution | Internacional | pt-PT |
dc.number | Nº12 | pt-PT |
Aparece nas coleções: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.