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http://hdl.handle.net/10071/883| Autoria: | Neves, Isabel Morais, Ana Maria |
| Data: | 3-Dez-2008 |
| Título próprio: | Teorias de instrução na família e aproveitamento escolar |
| Título da revista: | Sociologia, Problemas e Práticas |
| Número: | 19 |
| Paginação: | 127-164 |
| Referência bibliográfica: | Neves, I. & Morais, A. M. (1996). Teorias de instrução na família e aproveitamento escolar. Sociologia, Problemas e Práticas, (19), 127-164. http://hdl.handle.net/10071/883 |
| ISSN: | 0873-6529 |
| Palavras-chave: | Família Escola Código pedagógico Práticas pedagógicas familiares Aproveitamento escolar |
| Resumo: | Neste artigo descreve-se um estudo qualitativo sobre práticas pedagógicas familiares. Pretende-se caracterizar o código pedagógico subjacente a essas práticas e apreciar em que medida elas estão associadas a diferentes grupos sociais. Pretende-se ainda relacionar a prática pedagógica da família com o aproveitamento dos alunos. A análise da prática pedagógica familiar baseou-se num modelo derivado da teoria de Bernstein, que fornece indicadores quanto ao universo discursivo da família e quanto à forma como os conhecimentos e valores são transmitidos. O estudo foca-se em cinco famílias, seleccionadas de uma amostra socialmente heterogénea (classe social, raça, sexo) de 80 alunos de uma escola preparatória localizada na área suburbana de Lisboa. O principal critério usado na sua selecção foi o aproveita- mento discrepante revelado pelos filhos em relação à média dos respectivos grupos sociais. Foi possível, com este estudo, encontrar um padrão de relação entre diferentes modalidades de código pedagógico (teorias de instrução) e o grupo social das famílias estudadas. Contudo, existem variações. mais ou menos acentuadas, que parecem estar relacionadas com as discrepâncias encontradas no aproveitamento diferencial dos filhos. A delicadeza das aná- lises desenvolvidas possibilitaram, assim, a emergência de relações que, através de uma abordagem quantitativa, não seriam desvendadas. |
| Arbitragem científica: | Sim |
| Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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