Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/883
Autoria: Neves, Isabel
Morais, Ana Maria
Data: 3-Dez-2008
Título próprio: Teorias de instrução na família e aproveitamento escolar
Título da revista: Sociologia, Problemas e Práticas
Número: 19
Paginação: 127-164
Referência bibliográfica: Neves, I. & Morais, A. M. (1996). Teorias de instrução na família e aproveitamento escolar. Sociologia, Problemas e Práticas, (19), 127-164. http://hdl.handle.net/10071/883
ISSN: 0873-6529
Palavras-chave: Família
Escola
Código pedagógico
Práticas pedagógicas familiares
Aproveitamento escolar
Resumo: Neste artigo descreve-se um estudo qualitativo sobre práticas pedagógicas familiares. Pretende-se caracterizar o código pedagógico subjacente a essas práticas e apreciar em que medida elas estão associadas a diferentes grupos sociais. Pretende-se ainda relacionar a prática pedagógica da família com o aproveitamento dos alunos. A análise da prática pedagógica familiar baseou-se num modelo derivado da teoria de Bernstein, que fornece indicadores quanto ao universo discursivo da família e quanto à forma como os conhecimentos e valores são transmitidos. O estudo foca-se em cinco famílias, seleccionadas de uma amostra socialmente heterogénea (classe social, raça, sexo) de 80 alunos de uma escola preparatória localizada na área suburbana de Lisboa. O principal critério usado na sua selecção foi o aproveita- mento discrepante revelado pelos filhos em relação à média dos respectivos grupos sociais. Foi possível, com este estudo, encontrar um padrão de relação entre diferentes modalidades de código pedagógico (teorias de instrução) e o grupo social das famílias estudadas. Contudo, existem variações. mais ou menos acentuadas, que parecem estar relacionadas com as discrepâncias encontradas no aproveitamento diferencial dos filhos. A delicadeza das aná- lises desenvolvidas possibilitaram, assim, a emergência de relações que, através de uma abordagem quantitativa, não seriam desvendadas.
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
article_hdl883.pdf647,02 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.