Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/883
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Neves, Isabel | - |
dc.contributor.author | Morais, Ana Maria | - |
dc.date.accessioned | 2008-12-03T10:21:17Z | - |
dc.date.available | 2008-12-03T10:21:17Z | - |
dc.date.issued | 2008-12-03T10:21:17Z | - |
dc.identifier.citation | Neves, I. & Morais, A. M. (1996). Teorias de instrução na família e aproveitamento escolar. Sociologia, Problemas e Práticas, (19), 127-164. http://hdl.handle.net/10071/883 | por |
dc.identifier.issn | 0873-6529 | pt-PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/883 | - |
dc.description.abstract | Neste artigo descreve-se um estudo qualitativo sobre práticas pedagógicas familiares. Pretende-se caracterizar o código pedagógico subjacente a essas práticas e apreciar em que medida elas estão associadas a diferentes grupos sociais. Pretende-se ainda relacionar a prática pedagógica da família com o aproveitamento dos alunos. A análise da prática pedagógica familiar baseou-se num modelo derivado da teoria de Bernstein, que fornece indicadores quanto ao universo discursivo da família e quanto à forma como os conhecimentos e valores são transmitidos. O estudo foca-se em cinco famílias, seleccionadas de uma amostra socialmente heterogénea (classe social, raça, sexo) de 80 alunos de uma escola preparatória localizada na área suburbana de Lisboa. O principal critério usado na sua selecção foi o aproveita- mento discrepante revelado pelos filhos em relação à média dos respectivos grupos sociais. Foi possível, com este estudo, encontrar um padrão de relação entre diferentes modalidades de código pedagógico (teorias de instrução) e o grupo social das famílias estudadas. Contudo, existem variações. mais ou menos acentuadas, que parecem estar relacionadas com as discrepâncias encontradas no aproveitamento diferencial dos filhos. A delicadeza das aná- lises desenvolvidas possibilitaram, assim, a emergência de relações que, através de uma abordagem quantitativa, não seriam desvendadas. | pt-PT |
dc.format.extent | 662546 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | por | pt-PT |
dc.publisher | CIES-ISCTE / CELTA | pt-PT |
dc.rights | openAccess | pt-PT |
dc.subject | Família | pt-PT |
dc.subject | Escola | pt-PT |
dc.subject | Código pedagógico | pt-PT |
dc.subject | Práticas pedagógicas familiares | pt-PT |
dc.subject | Aproveitamento escolar | pt-PT |
dc.title | Teorias de instrução na família e aproveitamento escolar | pt-PT |
dc.type | article | por |
dc.pagination | 127-164 | pt-PT |
dc.publicationstatus | Publicado | pt-PT |
dc.peerreviewed | Sim | pt-PT |
dc.distribution | Internacional | pt-PT |
dc.number | 19 | pt-PT |
iscte.journal | Sociologia, Problemas e Práticas | por |
Aparece nas coleções: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
article_hdl883.pdf | 647,02 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.