Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/883
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dc.contributor.authorNeves, Isabel-
dc.contributor.authorMorais, Ana Maria-
dc.date.accessioned2008-12-03T10:21:17Z-
dc.date.available2008-12-03T10:21:17Z-
dc.date.issued2008-12-03T10:21:17Z-
dc.identifier.citationNeves, I. & Morais, A. M. (1996). Teorias de instrução na família e aproveitamento escolar. Sociologia, Problemas e Práticas, (19), 127-164. http://hdl.handle.net/10071/883por
dc.identifier.issn0873-6529pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/883-
dc.description.abstractNeste artigo descreve-se um estudo qualitativo sobre práticas pedagógicas familiares. Pretende-se caracterizar o código pedagógico subjacente a essas práticas e apreciar em que medida elas estão associadas a diferentes grupos sociais. Pretende-se ainda relacionar a prática pedagógica da família com o aproveitamento dos alunos. A análise da prática pedagógica familiar baseou-se num modelo derivado da teoria de Bernstein, que fornece indicadores quanto ao universo discursivo da família e quanto à forma como os conhecimentos e valores são transmitidos. O estudo foca-se em cinco famílias, seleccionadas de uma amostra socialmente heterogénea (classe social, raça, sexo) de 80 alunos de uma escola preparatória localizada na área suburbana de Lisboa. O principal critério usado na sua selecção foi o aproveita- mento discrepante revelado pelos filhos em relação à média dos respectivos grupos sociais. Foi possível, com este estudo, encontrar um padrão de relação entre diferentes modalidades de código pedagógico (teorias de instrução) e o grupo social das famílias estudadas. Contudo, existem variações. mais ou menos acentuadas, que parecem estar relacionadas com as discrepâncias encontradas no aproveitamento diferencial dos filhos. A delicadeza das aná- lises desenvolvidas possibilitaram, assim, a emergência de relações que, através de uma abordagem quantitativa, não seriam desvendadas.pt-PT
dc.format.extent662546 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isoporpt-PT
dc.publisherCIES-ISCTE / CELTApt-PT
dc.rightsopenAccesspt-PT
dc.subjectFamíliapt-PT
dc.subjectEscolapt-PT
dc.subjectCódigo pedagógicopt-PT
dc.subjectPráticas pedagógicas familiarespt-PT
dc.subjectAproveitamento escolarpt-PT
dc.titleTeorias de instrução na família e aproveitamento escolarpt-PT
dc.typearticlepor
dc.pagination127-164pt-PT
dc.publicationstatusPublicadopt-PT
dc.peerreviewedSimpt-PT
dc.distributionInternacionalpt-PT
dc.number19pt-PT
iscte.journalSociologia, Problemas e Práticaspor
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

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