Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/4565
Autoria: Conceição, Cristina Palma
Orientação: Costa, António Firmino da
Data: 2011
Título próprio: Promoção de cultura científica: Análise teórica e estudo de caso do programa Ciência Viva
Referência bibliográfica: Conceição, C. P. (2011). Promoção de cultura científica: Análise teórica e estudo de caso do programa Ciência Viva [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/4565
ISBN: 978-989-732-159-7
Palavras-chave: Cultura científica -- Scientific culture
Comunicação pública da ciência
Aprendizagens formais e informais em ciências
Centros de ciência
Programa Ciência Viva
Sociologia da ciência -- Sociology of science
Public understanding of science
Formal and informal science education
Science centres
Ciência Viva/Living Science Programme
Resumo: Tendo como enquadramento genérico as relações entre ciência e sociedade, esta dissertação baseia-se numa análise sociológica das acções de promoção de cultura científica dirigidas a públicos não especializados, tomando por referência, em particular, os princípios e objectivos que lhes estão subjacentes, os actores sociais nelas envolvidos e as suas formas de operacionalização. Num primeiro momento apresentam-se, de modo sucinto, diversas considerações teóricas acerca das dinâmicas de desenvolvimento científico e suas implicações nos processos de mudança social e de relacionamento dos cidadãos com as instituições da ciência. Segue-se uma análise pormenorizada das principais propostas teóricas e operacionais produzidas, a nível internacional, no campo da educação científica e da comunicação pública da ciência. Por fim, o programa Ciência Viva, implementado em Portugal desde 1996, é objecto de estudo de caso nas suas diversas vertentes, com recurso a metodologias de carácter quantitativo-extensivo e qualitativo-intensivo. Estes vários exercícios confluem no objectivo de identificar e analisar diferentes concepções e modalidades de promoção de cultura científica. Este trabalho culmina com a proposta de uma grelha de análise para este tipo de actividades – atenta à diversidade e complementaridade dos seus possíveis modos e contextos de concretização – e com a ilustração da sua aplicação na caracterização das principais iniciativas da Agência Ciência Viva.
Taking the relationship between science and society as a general framework, this dissertation is based on a sociological analysis of the activities organised to promote scientific culture among non-specialist publics. As key points of reference, it takes the principles and objectives underlying these activities, the social actors involved in them and their forms of operationalisation. The first part succinctly presents the different theoretical lines of thought on the dynamics of scientific development and their implications for the processes of social change and the citizens’ relationship with scientific institutions. This is followed by a detailed analysis of the main operational and theoretical proposals put forward internationally in the area of scientific education and the public understanding of science. Finally, there is a case study of the Ciência Viva/Living Science Programme, in operation in Portugal since 1996: it presents its different aspects, employing quantitative/extensive and qualitative/intensive methodologies. These exercises converge on the goal of identifying and analysing different conceptions and forms of promoting scientific culture. In conclusion, the dissertation proposes an analysis grid for these activities – taking into account the diversity and complementary nature of the possible ways and contexts of putting them into practice – and provides an illustration of their application in the description of the main initiatives of the Agência Ciência Viva (Living Science Agency).
Designação do Departamento: Departamento de Sociologia
Designação do grau: Doutoramento em Sociologia
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

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