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dc.contributor.advisorCosta, António Firmino da-
dc.contributor.authorConceição, Cristina Palma-
dc.date.accessioned2013-02-08T10:20:50Z-
dc.date.available2013-02-08T10:20:50Z-
dc.date.issued2011-
dc.date.submitted2011-07por
dc.identifier.citationCONCEIÇÃO, Cristina Palma - Promoção de cultura científica: análise teórica e estudo de caso do Programa Ciência Viva [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2011. Tese de doutoramento. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/4565>. ISBN 978-989-732-159-7.por
dc.identifier.isbn978-989-732-159-7-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/4565-
dc.description.abstractTendo como enquadramento genérico as relações entre ciência e sociedade, esta dissertação baseia-se numa análise sociológica das acções de promoção de cultura científica dirigidas a públicos não especializados, tomando por referência, em particular, os princípios e objectivos que lhes estão subjacentes, os actores sociais nelas envolvidos e as suas formas de operacionalização. Num primeiro momento apresentam-se, de modo sucinto, diversas considerações teóricas acerca das dinâmicas de desenvolvimento científico e suas implicações nos processos de mudança social e de relacionamento dos cidadãos com as instituições da ciência. Segue-se uma análise pormenorizada das principais propostas teóricas e operacionais produzidas, a nível internacional, no campo da educação científica e da comunicação pública da ciência. Por fim, o programa Ciência Viva, implementado em Portugal desde 1996, é objecto de estudo de caso nas suas diversas vertentes, com recurso a metodologias de carácter quantitativo-extensivo e qualitativo-intensivo. Estes vários exercícios confluem no objectivo de identificar e analisar diferentes concepções e modalidades de promoção de cultura científica. Este trabalho culmina com a proposta de uma grelha de análise para este tipo de actividades – atenta à diversidade e complementaridade dos seus possíveis modos e contextos de concretização – e com a ilustração da sua aplicação na caracterização das principais iniciativas da Agência Ciência Viva.por
dc.description.abstractTaking the relationship between science and society as a general framework, this dissertation is based on a sociological analysis of the activities organised to promote scientific culture among non-specialist publics. As key points of reference, it takes the principles and objectives underlying these activities, the social actors involved in them and their forms of operationalisation. The first part succinctly presents the different theoretical lines of thought on the dynamics of scientific development and their implications for the processes of social change and the citizens’ relationship with scientific institutions. This is followed by a detailed analysis of the main operational and theoretical proposals put forward internationally in the area of scientific education and the public understanding of science. Finally, there is a case study of the Ciência Viva/Living Science Programme, in operation in Portugal since 1996: it presents its different aspects, employing quantitative/extensive and qualitative/intensive methodologies. These exercises converge on the goal of identifying and analysing different conceptions and forms of promoting scientific culture. In conclusion, the dissertation proposes an analysis grid for these activities – taking into account the diversity and complementary nature of the possible ways and contexts of putting them into practice – and provides an illustration of their application in the description of the main initiatives of the Agência Ciência Viva (Living Science Agency).por
dc.language.isoporpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH%2FBD%2F14191%2F2003/PT-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectCultura científicapor
dc.subjectComunicação pública da ciênciapor
dc.subjectAprendizagens formais e informais em ciênciaspor
dc.subjectCentros de ciênciapor
dc.subjectPrograma Ciência Vivapor
dc.subjectSociologia da ciênciapor
dc.subjectScientific culturepor
dc.subjectPublic understanding of sciencepor
dc.subjectFormal and informal science educationpor
dc.subjectScience centrespor
dc.subjectCiência Viva/Living Science Programmepor
dc.subjectSociology of sciencepor
dc.titlePromoção de cultura científica: análise teórica e estudo de caso do Programa Ciência Vivapor
dc.typedoctoralThesispor
dc.identifier.tid101231245-
thesis.degree.nameDoutoramento em Sociologia-
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