Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/35781
Author(s): Ferreira, Bruno César Pereira
Advisor: Sebastião, João Manuel Grossinho
Date: 9-Dec-2025
Title: Políticas educativas para a transição digital
Reference: Ferreira, B. C. P. (2025). Políticas educativas para a transição digital [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/35781
Keywords: Políticas públicas -- Public policies
Implementação de políticas educativas
Desenvolvimento digital
Gestão escolar
Administração escolar School management
Educational policy implementation
Digital development
School administration
Abstract: Esta investigação pretende estudar as políticas públicas educativas relacionadas com a transição digital. Após desenhadas e formuladas, estas políticas, foram adotadas por escolas, sendo as suas lideranças atores determinantes neste processo. O estudo foca, assim, a implementação de políticas educativas relacionadas com a transição digital por parte das escolas, e dos seus órgãos de gestão e administração. Através de uma abordagem metodológica qualitativa tendo como estratégia de investigação o estudo de caso múltiplo, com um desenho transversal, em agrupamentos de escolas, realizam-se uma análise vertical e outra horizontal. Com vista ao estudo das políticas educativas relacionadas com a transição digital, na União Europeia e em Portugal no período entre 2005 e 2024, realizou-se uma análise documental. Para conhecer as perspetivas das lideranças de como foram recebidas e implementadas essas políticas, no ano letivo 2023-2024, realizaram-se entrevistas.
This investigation aims to study educational public policies related to digital transition. After being designed and formulated, these policies were adopted by schools, with their leaders being key players in this process. The study therefore focuses on the implementation of educational policies related to the digital transition by schools and their management and administration bodies. Through a qualitative methodological approach, with multiple case studies a research strategy, with a cross-sectional design, in school clusters, a vertical and a horizontal analysis are carried out. With a view to studying educational policies related to the digital transition in the European Union and in Portugal, in the period between 2005 and 2024, a documental analysis was carried out. To understand the leaders’ perspectives on how these policies were received and implemented, in the 2023-2024 academic year, interviews were carried out.
Department: Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Degree: Doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolar
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-TD - Teses de doutoramento

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