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dc.contributor.advisorSebastião, João Manuel Grossinho-
dc.contributor.authorFerreira, Bruno César Pereira-
dc.date.accessioned2025-12-19T14:20:55Z-
dc.date.available2025-12-19T14:20:55Z-
dc.date.issued2025-12-09-
dc.date.submitted2025-08-
dc.identifier.citationFerreira, B. C. P. (2025). Políticas educativas para a transição digital [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/35781por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/35781-
dc.description.abstractEsta investigação pretende estudar as políticas públicas educativas relacionadas com a transição digital. Após desenhadas e formuladas, estas políticas, foram adotadas por escolas, sendo as suas lideranças atores determinantes neste processo. O estudo foca, assim, a implementação de políticas educativas relacionadas com a transição digital por parte das escolas, e dos seus órgãos de gestão e administração. Através de uma abordagem metodológica qualitativa tendo como estratégia de investigação o estudo de caso múltiplo, com um desenho transversal, em agrupamentos de escolas, realizam-se uma análise vertical e outra horizontal. Com vista ao estudo das políticas educativas relacionadas com a transição digital, na União Europeia e em Portugal no período entre 2005 e 2024, realizou-se uma análise documental. Para conhecer as perspetivas das lideranças de como foram recebidas e implementadas essas políticas, no ano letivo 2023-2024, realizaram-se entrevistas.por
dc.description.abstractThis investigation aims to study educational public policies related to digital transition. After being designed and formulated, these policies were adopted by schools, with their leaders being key players in this process. The study therefore focuses on the implementation of educational policies related to the digital transition by schools and their management and administration bodies. Through a qualitative methodological approach, with multiple case studies a research strategy, with a cross-sectional design, in school clusters, a vertical and a horizontal analysis are carried out. With a view to studying educational policies related to the digital transition in the European Union and in Portugal, in the period between 2005 and 2024, a documental analysis was carried out. To understand the leaders’ perspectives on how these policies were received and implemented, in the 2023-2024 academic year, interviews were carried out.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPolíticas públicas -- Public policiespor
dc.subjectImplementação de políticas educativaspor
dc.subjectDesenvolvimento digitalpor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectAdministração escolar School managementpor
dc.subjectEducational policy implementationpor
dc.subjectDigital developmentpor
dc.subjectSchool administrationpor
dc.titlePolíticas educativas para a transição digitalpor
dc.typedoctoralThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid101679769por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopor
thesis.degree.nameDoutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolarpor
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
thesis.degree.departmentDepartamento de Ciência Política e Políticas Públicaspor
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