Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/35151
Author(s): Filipe, S. B.
Duarte, P.
Henriques, D.
Date: 2025
Title: De smart cities a território inteligente: A cooperação como estratégia de place branding
Journal title: JANUS.NET
Volume: 15
Number: 2, TD2
Pages: 48 - 72
Reference: Filipe, S. B., Duarte, P., & Henriques, D. (2025). De smart cities a território inteligente: A cooperação como estratégia de place branding. JANUS.NET, 15(2, TD2), 48-72. https://doi.org/10.26619/1647-7251.DT0125.3
ISSN: 1647-7251
DOI (Digital Object Identifier): 10.26619/1647-7251.DT0125.3
Keywords: Cidade-região inteligente
Cooperação intermunicipal
Diplomacia pública
Place branding
Desenvolvimento sustentável
Abstract: A crescente massificação das zonas urbanas tem conduzido ao despovoamento das pequenas cidades e zonas rurais, já fragilizadas pela diminuição das infraestruturas e carência de competências digitais, colocando em causa o desenvolvimento sustentável dos territórios. O conceito de smart city, associado à capacidade das cidades aumentarem a eficiência, o desenvolvimento económico, a sustentabilidade e a qualidade de vida dos cidadãos através de TICs, tem-se restringido principalmente à escala urbana, carecendo de uma visão estratégica e territorial mais ampla. O objetivo deste artigo é proporcionar uma reflexão sobre a aplicação do conceito a uma escala mais abrangente através de modelos e estratégias diferenciadas. A questão central explorada foca-se em discutir se a cooperação entre municípios de cidades em áreas rurais ou de interior, desenvolvidas no âmbito de estratégias de marketing territorial assentes em soluções inteligentes, pode contribuir para revitalizar globalmente o território onde se inserem, posicionando-o como inteligente aos olhos dos vários stakeholders.
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica

Files in This Item:
File SizeFormat 
article_112943.pdf7,2 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.