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dc.contributor.authorFilipe, S. B.-
dc.contributor.authorDuarte, P.-
dc.contributor.authorHenriques, D.-
dc.date.accessioned2025-09-12T08:43:10Z-
dc.date.available2025-09-12T08:43:10Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationFilipe, S. B., Duarte, P., & Henriques, D. (2025). De smart cities a território inteligente: A cooperação como estratégia de place branding. JANUS.NET, 15(2, TD2), 48-72. https://doi.org/10.26619/1647-7251.DT0125.3-
dc.identifier.issn1647-7251-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/35151-
dc.description.abstractA crescente massificação das zonas urbanas tem conduzido ao despovoamento das pequenas cidades e zonas rurais, já fragilizadas pela diminuição das infraestruturas e carência de competências digitais, colocando em causa o desenvolvimento sustentável dos territórios. O conceito de smart city, associado à capacidade das cidades aumentarem a eficiência, o desenvolvimento económico, a sustentabilidade e a qualidade de vida dos cidadãos através de TICs, tem-se restringido principalmente à escala urbana, carecendo de uma visão estratégica e territorial mais ampla. O objetivo deste artigo é proporcionar uma reflexão sobre a aplicação do conceito a uma escala mais abrangente através de modelos e estratégias diferenciadas. A questão central explorada foca-se em discutir se a cooperação entre municípios de cidades em áreas rurais ou de interior, desenvolvidas no âmbito de estratégias de marketing territorial assentes em soluções inteligentes, pode contribuir para revitalizar globalmente o território onde se inserem, posicionando-o como inteligente aos olhos dos vários stakeholders.por
dc.language.isopor-
dc.publisherOBSERVARE - Observatório de Relações Exteriores-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/Concurso de avaliação no âmbito do Programa Plurianual de Financiamento de Unidades de I&D (2017%2F2018) - Financiamento Base/UIDB%2F04630%2F2020/PT-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectCidade-região inteligentepor
dc.subjectCooperação intermunicipalpor
dc.subjectDiplomacia públicapor
dc.subjectPlace brandingpor
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpor
dc.titleDe smart cities a território inteligente: A cooperação como estratégia de place brandingpor
dc.title.alternativeFrom smart cities to smart territories: Cooperation as a place branding strategyen
dc.typearticle-
dc.pagination48 - 72-
dc.peerreviewedyes-
dc.volume15-
dc.number2, TD2-
dc.date.updated2025-09-12T09:40:32Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.doi10.26619/1647-7251.DT0125.3-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Direitopor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências Políticaspor
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-112943-
iscte.alternateIdentifiers.scopus2-s2.0-86000103467-
iscte.journalJANUS.NET-
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