Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/34892
Author(s): Tomé, V.
Editor: Mª Amor Pérez-Rodríguez
Patricia de-Casas-Moreno
Elizabeth-Guadalupe Rojas-Estrada
Date: 2024
Title: Aproximando mundos: Jornalistas formam professores em literacia dos media
Book title/volume: Redes sociales y ciudadanía: El reto de la formación docente en educación mediática
Pages: 168 - 172
Event title: VII Congreso Internacional Alfamed
Reference: Tomé, V. (2024). Aproximando mundos: Jornalistas formam professores em literacia dos media. In M.ª A. Pérez-Rodríguez, P. Casas-Moreno, & E.G. Rojas-Estrada (Eds.), Proceedings 2024: Redes sociales y ciudadanía - Red Alfamed (pp. 168-172). Grupo Comunicar Ediciones. https://doi.org/10.3916/Alfamed2024
ISSN: 2952-1629
ISBN: 978-84-19998-05-7
DOI (Digital Object Identifier): htps://doi.org/10.3916/Alfamed2024
Keywords: Literacia dos media
Formação contínua de professores
Jornalistas
Desinformação
Monitorização de projetos
Abstract: Este artigo centra-se num projeto de formação de professores em Literacia dos Media, cujos formadores são jornalistas. Analisa dados recolhidos, através de questionário e de relatórios, em 17 formações desenvolvidas em Portugal (2019-2023), envolvendo mais de 300 professores dos vários níveis de ensino. Os dados foram tratados em SPSS e Atlas.ti. Os resultados revelam que os docentes valorizam a formação ministrada por jornalistas, conseguem planificar e implementar projetos de Literacia dos Media nas suas escolas, mas precisam de apoio e monitorização. A desinformação é um tema que os interessa, mas dividem-se quanto à duração e organização de formação na área.
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:CIES-CRI - Comunicações a conferências internacionais

Files in This Item:
File SizeFormat 
conferenceObject_108330.pdf804,06 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.