Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/34892| Author(s): | Tomé, V. |
| Editor: | Mª Amor Pérez-Rodríguez Patricia de-Casas-Moreno Elizabeth-Guadalupe Rojas-Estrada |
| Date: | 2024 |
| Title: | Aproximando mundos: Jornalistas formam professores em literacia dos media |
| Book title/volume: | Redes sociales y ciudadanía: El reto de la formación docente en educación mediática |
| Pages: | 168 - 172 |
| Event title: | VII Congreso Internacional Alfamed |
| Reference: | Tomé, V. (2024). Aproximando mundos: Jornalistas formam professores em literacia dos media. In M.ª A. Pérez-Rodríguez, P. Casas-Moreno, & E.G. Rojas-Estrada (Eds.), Proceedings 2024: Redes sociales y ciudadanía - Red Alfamed (pp. 168-172). Grupo Comunicar Ediciones. https://doi.org/10.3916/Alfamed2024 |
| ISSN: | 2952-1629 |
| ISBN: | 978-84-19998-05-7 |
| DOI (Digital Object Identifier): | htps://doi.org/10.3916/Alfamed2024 |
| Keywords: | Literacia dos media Formação contínua de professores Jornalistas Desinformação Monitorização de projetos |
| Abstract: | Este artigo centra-se num projeto de formação de professores em Literacia dos Media, cujos formadores são jornalistas. Analisa dados recolhidos, através de questionário e de relatórios, em 17 formações desenvolvidas em Portugal (2019-2023), envolvendo mais de 300 professores dos vários níveis de ensino. Os dados foram tratados em SPSS e Atlas.ti. Os resultados revelam que os docentes valorizam a formação ministrada por jornalistas, conseguem planificar e implementar projetos de Literacia dos Media nas suas escolas, mas precisam de apoio e monitorização. A desinformação é um tema que os interessa, mas dividem-se quanto à duração e organização de formação na área. |
| Peerreviewed: | yes |
| Access type: | Open Access |
| Appears in Collections: | CIES-CRI - Comunicações a conferências internacionais |
Files in This Item:
| File | Size | Format | |
|---|---|---|---|
| conferenceObject_108330.pdf | 804,06 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.












