Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/34700
Autoria: Caetano, Duarte Miguel Ribeiro de Sá Pereira
Orientação: Gonçalves, Rui Alexandre Henriques
Data: 19-Dez-2024
Título próprio: The impact of news in social media in purchase intention: An application to Tesla
Referência bibliográfica: Caetano, D. M. R. de S. P. (2024). The impact of news in social media in purchase intention: An application to Tesla [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34700
Palavras-chave: Tesla
Elon Musk
Social media news
Purchase intention
Resumo: Social media is one of the most important platforms for marketing and communication that exist in today’s day and age. This work aims to assess the impact of news in social media in regard to purchase intention of the electric vehicle giants Tesla. Given the fact that social media is available for everyone, there is also a need to understand if reputation and credibility affect the purchase intention of people, especially in a growing market like the electric vehicle market. With all these aspects in mind, a quantitative method was used by applying questionnaires for data collection, backed up by theoretical and empirical findings, validated with PLS-SEM model. The results showed that news in social media have positive impact on purchase intention and that Reputation and credibility is considered impactful in purchase intention. This study provides some support to companies that want to understand the effects of social media news on purchase intention in the electric vehicle market.
As redes sociais são uma das plataformas mais importantes para marketing e comunicação que existem nos dias de hoje. Este trabalho tem como objetivo avaliar o impacto das notícias nas redes sociais em relação à intenção de compra da gigante dos veículos elétricos, Tesla. Dado que as redes sociais estão disponíveis para todos, há também a necessidade de compreender se a reputação e a credibilidade afetam a intenção de compra das pessoas, especialmente num mercado em crescimento como o dos veículos elétricos. Com todos estes aspetos em mente, foi utilizado um método quantitativo através da aplicação de questionários para a recolha de dados, sustentado por descobertas teóricas e empíricas, validadas com o modelo PLS-SEM. Os resultados mostraram que as notícias nas redes sociais têm um impacto positivo na intenção de compra e que a reputação e a credibilidade são consideradas impactantes na intenção de compra. O estudo fornece algum suporte às empresas que desejam compreender os efeitos das notícias nas redes sociais sobre a intenção de compra no mercado de veículos elétricos.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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