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dc.contributor.advisorGonçalves, Rui Alexandre Henriques-
dc.contributor.authorCaetano, Duarte Miguel Ribeiro de Sá Pereira-
dc.date.accessioned2025-06-23T14:01:25Z-
dc.date.available2025-06-23T14:01:25Z-
dc.date.issued2024-12-19-
dc.date.submitted2024-10-
dc.identifier.citationCaetano, D. M. R. de S. P. (2024). The impact of news in social media in purchase intention: An application to Tesla [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34700por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/34700-
dc.description.abstractSocial media is one of the most important platforms for marketing and communication that exist in today’s day and age. This work aims to assess the impact of news in social media in regard to purchase intention of the electric vehicle giants Tesla. Given the fact that social media is available for everyone, there is also a need to understand if reputation and credibility affect the purchase intention of people, especially in a growing market like the electric vehicle market. With all these aspects in mind, a quantitative method was used by applying questionnaires for data collection, backed up by theoretical and empirical findings, validated with PLS-SEM model. The results showed that news in social media have positive impact on purchase intention and that Reputation and credibility is considered impactful in purchase intention. This study provides some support to companies that want to understand the effects of social media news on purchase intention in the electric vehicle market.por
dc.description.abstractAs redes sociais são uma das plataformas mais importantes para marketing e comunicação que existem nos dias de hoje. Este trabalho tem como objetivo avaliar o impacto das notícias nas redes sociais em relação à intenção de compra da gigante dos veículos elétricos, Tesla. Dado que as redes sociais estão disponíveis para todos, há também a necessidade de compreender se a reputação e a credibilidade afetam a intenção de compra das pessoas, especialmente num mercado em crescimento como o dos veículos elétricos. Com todos estes aspetos em mente, foi utilizado um método quantitativo através da aplicação de questionários para a recolha de dados, sustentado por descobertas teóricas e empíricas, validadas com o modelo PLS-SEM. Os resultados mostraram que as notícias nas redes sociais têm um impacto positivo na intenção de compra e que a reputação e a credibilidade são consideradas impactantes na intenção de compra. O estudo fornece algum suporte às empresas que desejam compreender os efeitos das notícias nas redes sociais sobre a intenção de compra no mercado de veículos elétricos.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectTeslapor
dc.subjectElon Muskpor
dc.subjectSocial media newspor
dc.subjectPurchase intentionpor
dc.titleThe impact of news in social media in purchase intention: An application to Teslapor
dc.title.alternativeO impacto das notícias nas redes sociais na intenção de compra: Caso Teslapor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203848608por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Empresaspor
iscte.subject.odsEnergias renováveis e acessíveispor
iscte.subject.odsIndústria, inovação e infraestruturaspor
iscte.subject.odsProdução e consumo sustentáveispor
dc.subject.jelM31por
dc.subject.jelM10por
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economicspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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