Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/34499
Autoria: Paisana, Maria Freire Pedroso
Orientação: Loureiro, Sandra Maria Correia
Data: 9-Dez-2024
Título próprio: Consumer self-construal and Artificial Intelligence in Museums
Referência bibliográfica: Paisana, M. F. P. (2024). Consumer self-construal and Artificial Intelligence in Museums [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34499
Palavras-chave: Inteligência artificial -- Artificial intelligence
Museu -- Museum
Visitor experience
Serious leisure
Self-construal
Meaningfulness
Experiência do visitante
Lazer sério
Autoconceito
Significância
Resumo: Technologies, such as Artificial Intelligence are increasingly surpassing services and becoming a reality amongst artists and Museums. This Research aims to understand the relationship between Self-construal and Serious leisure with AI-Enabled visitor experiences with Meaningfulness as a moderator. Thus, a conceptual framework and four hypotheses were elaborated. The research is based on primary data, obtained through a questionnaire containing 186 valid answers and focusing on visitors experience in MoMA during the past year. The results show strong relationships between individuals’ self-construal and AIEnabled visitor experiences, as well as Self-construal and Serious leisure. The study suggests Museum Institutions to consider meaningfulness when providing AI experiences as it has an influence in Serious leisure activities.
Tecnologias como a Inteligência Artificial, estão a tornar-se uma realidade cada vez mais comum entre artistas e museus. A presente investigação tem como objetivo compreender a relação entre o Autoconceito e o Lazer sério com as experiências dos visitantes com IA, tendo como moderador Significância. Assim, foi elaborado um modelo conceptual com quatro hipóteses. A investigação baseia-se em dados primários, obtidos através de um questionário com 190 respostas válidas, centrado na experiência dos visitantes no MoMA no último ano. Os resultados revelam fortes relações entre o Autoconceito dos indivíduos e as experiências dos visitantes com IA, bem como entre o Autoconceito e o Lazer sério. O estudo sugere que as instituições museológicas tenham em conta o significado ao proporcionar experiências de IA, uma vez que este tem influência nas atividades de Lazer sério.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Marketing
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_maria_pedroso_paisana.pdf
  Restricted Access
2,01 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.