Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/34499
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLoureiro, Sandra Maria Correia-
dc.contributor.authorPaisana, Maria Freire Pedroso-
dc.date.accessioned2025-05-20T14:13:08Z-
dc.date.issued2024-12-09-
dc.date.submitted2024-10-
dc.identifier.citationPaisana, M. F. P. (2024). Consumer self-construal and Artificial Intelligence in Museums [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34499por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/34499-
dc.description.abstractTechnologies, such as Artificial Intelligence are increasingly surpassing services and becoming a reality amongst artists and Museums. This Research aims to understand the relationship between Self-construal and Serious leisure with AI-Enabled visitor experiences with Meaningfulness as a moderator. Thus, a conceptual framework and four hypotheses were elaborated. The research is based on primary data, obtained through a questionnaire containing 186 valid answers and focusing on visitors experience in MoMA during the past year. The results show strong relationships between individuals’ self-construal and AIEnabled visitor experiences, as well as Self-construal and Serious leisure. The study suggests Museum Institutions to consider meaningfulness when providing AI experiences as it has an influence in Serious leisure activities.por
dc.description.abstractTecnologias como a Inteligência Artificial, estão a tornar-se uma realidade cada vez mais comum entre artistas e museus. A presente investigação tem como objetivo compreender a relação entre o Autoconceito e o Lazer sério com as experiências dos visitantes com IA, tendo como moderador Significância. Assim, foi elaborado um modelo conceptual com quatro hipóteses. A investigação baseia-se em dados primários, obtidos através de um questionário com 190 respostas válidas, centrado na experiência dos visitantes no MoMA no último ano. Os resultados revelam fortes relações entre o Autoconceito dos indivíduos e as experiências dos visitantes com IA, bem como entre o Autoconceito e o Lazer sério. O estudo sugere que as instituições museológicas tenham em conta o significado ao proporcionar experiências de IA, uma vez que este tem influência nas atividades de Lazer sério.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectInteligência artificial -- Artificial intelligencepor
dc.subjectMuseu -- Museumpor
dc.subjectVisitor experiencepor
dc.subjectSerious leisurepor
dc.subjectSelf-construalpor
dc.subjectMeaningfulnesspor
dc.subjectExperiência do visitantepor
dc.subjectLazer sériopor
dc.subjectAutoconceitopor
dc.subjectSignificânciapor
dc.titleConsumer self-construal and Artificial Intelligence in Museumspor
dc.title.alternativeA teoria do self-construal e a Inteligência Artificial nos Museuspor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203845161por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Marketingpor
dc.date.embargo2027-12-09-
iscte.subject.odsErradicar a fomepor
iscte.subject.odsSaúde de qualidadepor
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
dc.subject.jelM31por
dc.subject.jelM37por
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economicspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_maria_pedroso_paisana.pdf
  Restricted Access
2,01 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.