Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/34236
Author(s): Pereira, Bárbara Cristina Duarte
Advisor: Vaz, Cecília Santos
Date: 21-Nov-2024
Title: Educação para o património em contexto escolar: O projeto património na escola secundária Maria Amália Vaz de Carvalho (2013-2023)
Reference: Pereira, B. C. D. (2024). Educação para o património em contexto escolar: O projeto património na escola secundária Maria Amália Vaz de Carvalho (2013-2023) [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34236
Keywords: Educação -- Education
Educação para o património
Escola
Escola secundária Maria Amália Vaz de Carvalho
Heritage
Heritage education
High school
Maria Amália Vaz de Carvalho high school
Abstract: Este trabalho pretende refletir sobre a educação para o património, especificamente em contexto escolar, utilizando o projeto Património, da Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, e focando-se especificamente no período compreendido entre 2013 e 2023, por corresponder ao intervalo de tempo em que o projeto criou espaço para que os alunos se envolvessem com o património da escola. Partindo do pressuposto de que o património é um elemento-chave para caracterizar uma determinada cultura ou comunidade, e que portanto pode ser usado como uma ferramenta para a promoção da compreensão, cidadania ativa e democracia, não só se olhará para a educação para o património na escola, como também para o próprio património da escola, e para o papel que podem ter na construção do ambiente escolar. Numa primeira fase, são abordados teorias e conceitos relativamente ao tema da educação e contexto escolar, para passar a uma reflexão sobre o conceito de património, a sua importância e o seu lugar no contexto escolar, tanto atualmente como no momento de desenvolver o tema do projeto em questão. A investigação privilegiou a análise dos documentos produzidos no âmbito do projeto Património, em entrevistas realizadas a participantes no projeto, cruzando esta iniciativa com outros projetos da mesma natureza.
This essay leans over heritage education, specifically in a school environment. Assuming heritage can be seen as a key element for the characterization and understanding off a certain culture and community, and that it can be used as a tool for comprehension, active citizenship and democracy, we will be looking not only at heritage education in schools, but also at school heritage itself, and its part in building a healthy school environment. The case study used for this purpose is the Património project, held in Maria Amália Vaz de Carvalho High School, in which this initiative has been creating room for the students' involvement with the school’s heritage since 2013. First, we will approach the main theories and concepts regarding two key subjects: education and school. Then we will spend some time developing the concept of heritage and its relevance, as well as its place in a school context. Concerning the project, which is this essay’s main focus, all of the information and conclusions were obtained through documents that were the result of the said project, interviews, and a comparison with other similar initiatives.
Department: Departamento de História
Degree: Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Master_barbara_duarte_pereira.pdf2,72 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.