Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/34236
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVaz, Cecília Santos-
dc.contributor.authorPereira, Bárbara Cristina Duarte-
dc.date.accessioned2025-04-14T09:57:12Z-
dc.date.available2025-04-14T09:57:12Z-
dc.date.issued2024-11-21-
dc.date.submitted2024-09-
dc.identifier.citationPereira, B. C. D. (2024). Educação para o património em contexto escolar: O projeto património na escola secundária Maria Amália Vaz de Carvalho (2013-2023) [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34236por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/34236-
dc.description.abstractEste trabalho pretende refletir sobre a educação para o património, especificamente em contexto escolar, utilizando o projeto Património, da Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, e focando-se especificamente no período compreendido entre 2013 e 2023, por corresponder ao intervalo de tempo em que o projeto criou espaço para que os alunos se envolvessem com o património da escola. Partindo do pressuposto de que o património é um elemento-chave para caracterizar uma determinada cultura ou comunidade, e que portanto pode ser usado como uma ferramenta para a promoção da compreensão, cidadania ativa e democracia, não só se olhará para a educação para o património na escola, como também para o próprio património da escola, e para o papel que podem ter na construção do ambiente escolar. Numa primeira fase, são abordados teorias e conceitos relativamente ao tema da educação e contexto escolar, para passar a uma reflexão sobre o conceito de património, a sua importância e o seu lugar no contexto escolar, tanto atualmente como no momento de desenvolver o tema do projeto em questão. A investigação privilegiou a análise dos documentos produzidos no âmbito do projeto Património, em entrevistas realizadas a participantes no projeto, cruzando esta iniciativa com outros projetos da mesma natureza.por
dc.description.abstractThis essay leans over heritage education, specifically in a school environment. Assuming heritage can be seen as a key element for the characterization and understanding off a certain culture and community, and that it can be used as a tool for comprehension, active citizenship and democracy, we will be looking not only at heritage education in schools, but also at school heritage itself, and its part in building a healthy school environment. The case study used for this purpose is the Património project, held in Maria Amália Vaz de Carvalho High School, in which this initiative has been creating room for the students' involvement with the school’s heritage since 2013. First, we will approach the main theories and concepts regarding two key subjects: education and school. Then we will spend some time developing the concept of heritage and its relevance, as well as its place in a school context. Concerning the project, which is this essay’s main focus, all of the information and conclusions were obtained through documents that were the result of the said project, interviews, and a comparison with other similar initiatives.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação -- Educationpor
dc.subjectEducação para o patrimóniopor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectEscola secundária Maria Amália Vaz de Carvalhopor
dc.subjectHeritagepor
dc.subjectHeritage educationpor
dc.subjectHigh schoolpor
dc.subjectMaria Amália Vaz de Carvalho high schoolpor
dc.titleEducação para o património em contexto escolar: O projeto património na escola secundária Maria Amália Vaz de Carvalho (2013-2023)por
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203825926por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidadespor
thesis.degree.nameMestrado em Estudos e Gestão da Culturapor
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
iscte.subject.odsCidades e comunidades sustentáveispor
iscte.subject.odsPaz, justiça e instituições eficazespor
thesis.degree.departmentDepartamento de Históriapor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Master_barbara_duarte_pereira.pdf2,72 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.