Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/34089
Author(s): Nascimento, I.
Editor: Jorge Cruz Pinto
Hugo Farias
Ljiljana Cavic
Luís Miguel Ginja
Date: 2021
Title: Novo fado dos estudantes: o poder de pedagogias radicais na revolução e na concretização da utopia
Volume: 1
Book title/volume: 10º PROJETAR 2021
Pages: 416 - 424
Event title: : Arquitetura, cidade e paisagem: projetar em contexto de crise novos desafios para o ensino, a pesquisa e a prática da arquitetura: livro de artigos
Reference: Nascimento, I. (2021). Novo fado dos estudantes: o poder de pedagogias radicais na revolução e na concretização da utopia. In J. C. Pinto, H. Farias, L.Cavic, & L.M.Ginja (Eds.), 10º PROJETAR 2021 (pp. 416-424). Faculdade de Arquitetura, Universidade de Lisboa. http://hdl.handle.net/10071/34089
ISBN: 978-989-53462-0-2
Keywords: Revolução
Utopia
Ensino da arquitetura
Pedagogias radicais
Processo SAAL
Abstract: Num ambiente de deslumbramento revolucionário, a Arquitetura fundia-se com a política e em todo o mundo nasciam movimentos sociais, de contracultura e grupos radicais da vanguarda artística, que procuravam alternativas e expunham narrativas de cariz utópico. Em Portugal, numa realidade de crise académica e revolução social, as escolas de Belas Artes de Lisboa e do Porto vivem regimes experimentais enquanto a Arquitetura, como ferramenta essencial para a transformação social da cidade e das pessoas, torna o papel do arquiteto na sociedade, principal. Surgem utopias, imperfeitas e de curta duração, que transformavam o meio urbano em resposta ao novo desejo social e ambicionavam o bem-estar comum. No ensino da Arquitetura, estas experiências pedagógicas são entendidas como práticas da Arquitetura Radical, uma vez que questionam as bases e fundamentos da Arquitetura e a matriz do ensino. Estas experiências radicais assumem-se em Portugal através de um processo participativo que concretizou a utopia quando estudantes, professores e arquitetos deixam as escolas vazias, pois havia chegado o momento e a oportunidade de se materializarem políticas, processos, projetos, sonhos e utopias. Hoje, o processo SAAL torna-se novamente pertinente por ser considerado como Arquitetura Revolucionária e como Pedagogia Radical, trazendo consigo uma reflexão sobre a importância do pensamento crítico e da experimentação no ensino da Arquitetura do passado, do presente e do futuro.
Peerreviewed: no
Access type: Open Access
Appears in Collections:DINÂMIA'CET-CRI - Comunicações a conferências internacionais

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