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dc.contributor.authorNascimento, I.-
dc.contributor.editorJorge Cruz Pinto-
dc.contributor.editorHugo Farias-
dc.contributor.editorLjiljana Cavic-
dc.contributor.editorLuís Miguel Ginja-
dc.date.accessioned2025-04-03T08:26:51Z-
dc.date.available2025-04-03T08:26:51Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationNascimento, I. (2021). Novo fado dos estudantes: o poder de pedagogias radicais na revolução e na concretização da utopia. In J. C. Pinto, H. Farias, L.Cavic, & L.M.Ginja (Eds.), 10º PROJETAR 2021 (pp. 416-424). Faculdade de Arquitetura, Universidade de Lisboa. http://hdl.handle.net/10071/34089-
dc.identifier.isbn978-989-53462-0-2-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/34089-
dc.description.abstractNum ambiente de deslumbramento revolucionário, a Arquitetura fundia-se com a política e em todo o mundo nasciam movimentos sociais, de contracultura e grupos radicais da vanguarda artística, que procuravam alternativas e expunham narrativas de cariz utópico. Em Portugal, numa realidade de crise académica e revolução social, as escolas de Belas Artes de Lisboa e do Porto vivem regimes experimentais enquanto a Arquitetura, como ferramenta essencial para a transformação social da cidade e das pessoas, torna o papel do arquiteto na sociedade, principal. Surgem utopias, imperfeitas e de curta duração, que transformavam o meio urbano em resposta ao novo desejo social e ambicionavam o bem-estar comum. No ensino da Arquitetura, estas experiências pedagógicas são entendidas como práticas da Arquitetura Radical, uma vez que questionam as bases e fundamentos da Arquitetura e a matriz do ensino. Estas experiências radicais assumem-se em Portugal através de um processo participativo que concretizou a utopia quando estudantes, professores e arquitetos deixam as escolas vazias, pois havia chegado o momento e a oportunidade de se materializarem políticas, processos, projetos, sonhos e utopias. Hoje, o processo SAAL torna-se novamente pertinente por ser considerado como Arquitetura Revolucionária e como Pedagogia Radical, trazendo consigo uma reflexão sobre a importância do pensamento crítico e da experimentação no ensino da Arquitetura do passado, do presente e do futuro.por
dc.language.isopor-
dc.publisherFaculdade de Arquitetura, Universidade de Lisboa-
dc.relation.ispartof10º PROJETAR 2021-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectRevoluçãopor
dc.subjectUtopiapor
dc.subjectEnsino da arquiteturapor
dc.subjectPedagogias radicaispor
dc.subjectProcesso SAALpor
dc.titleNovo fado dos estudantes: o poder de pedagogias radicais na revolução e na concretização da utopiapor
dc.typeconferenceObject-
dc.event.title: Arquitetura, cidade e paisagem: projetar em contexto de crise novos desafios para o ensino, a pesquisa e a prática da arquitetura: livro de artigos-
dc.event.typeConferênciapt
dc.event.locationLisboapor
dc.event.date2021-
dc.pagination416 - 424-
dc.peerreviewedno-
dc.volume1-
dc.date.updated2025-04-03T09:25:58Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-110266-
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