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http://hdl.handle.net/10071/34089
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Nascimento, I. | - |
dc.contributor.editor | Jorge Cruz Pinto | - |
dc.contributor.editor | Hugo Farias | - |
dc.contributor.editor | Ljiljana Cavic | - |
dc.contributor.editor | Luís Miguel Ginja | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-03T08:26:51Z | - |
dc.date.available | 2025-04-03T08:26:51Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | Nascimento, I. (2021). Novo fado dos estudantes: o poder de pedagogias radicais na revolução e na concretização da utopia. In J. C. Pinto, H. Farias, L.Cavic, & L.M.Ginja (Eds.), 10º PROJETAR 2021 (pp. 416-424). Faculdade de Arquitetura, Universidade de Lisboa. http://hdl.handle.net/10071/34089 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-53462-0-2 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/34089 | - |
dc.description.abstract | Num ambiente de deslumbramento revolucionário, a Arquitetura fundia-se com a política e em todo o mundo nasciam movimentos sociais, de contracultura e grupos radicais da vanguarda artística, que procuravam alternativas e expunham narrativas de cariz utópico. Em Portugal, numa realidade de crise académica e revolução social, as escolas de Belas Artes de Lisboa e do Porto vivem regimes experimentais enquanto a Arquitetura, como ferramenta essencial para a transformação social da cidade e das pessoas, torna o papel do arquiteto na sociedade, principal. Surgem utopias, imperfeitas e de curta duração, que transformavam o meio urbano em resposta ao novo desejo social e ambicionavam o bem-estar comum. No ensino da Arquitetura, estas experiências pedagógicas são entendidas como práticas da Arquitetura Radical, uma vez que questionam as bases e fundamentos da Arquitetura e a matriz do ensino. Estas experiências radicais assumem-se em Portugal através de um processo participativo que concretizou a utopia quando estudantes, professores e arquitetos deixam as escolas vazias, pois havia chegado o momento e a oportunidade de se materializarem políticas, processos, projetos, sonhos e utopias. Hoje, o processo SAAL torna-se novamente pertinente por ser considerado como Arquitetura Revolucionária e como Pedagogia Radical, trazendo consigo uma reflexão sobre a importância do pensamento crítico e da experimentação no ensino da Arquitetura do passado, do presente e do futuro. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Faculdade de Arquitetura, Universidade de Lisboa | - |
dc.relation.ispartof | 10º PROJETAR 2021 | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Revolução | por |
dc.subject | Utopia | por |
dc.subject | Ensino da arquitetura | por |
dc.subject | Pedagogias radicais | por |
dc.subject | Processo SAAL | por |
dc.title | Novo fado dos estudantes: o poder de pedagogias radicais na revolução e na concretização da utopia | por |
dc.type | conferenceObject | - |
dc.event.title | : Arquitetura, cidade e paisagem: projetar em contexto de crise novos desafios para o ensino, a pesquisa e a prática da arquitetura: livro de artigos | - |
dc.event.type | Conferência | pt |
dc.event.location | Lisboa | por |
dc.event.date | 2021 | - |
dc.pagination | 416 - 424 | - |
dc.peerreviewed | no | - |
dc.volume | 1 | - |
dc.date.updated | 2025-04-03T09:25:58Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-110266 | - |
Aparece nas coleções: | DINÂMIA'CET-CRI - Comunicações a conferências internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Tamanho | Formato | |
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