Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/34089
Autoria: | Nascimento, I. |
Editor: | Jorge Cruz Pinto Hugo Farias Ljiljana Cavic Luís Miguel Ginja |
Data: | 2021 |
Título próprio: | Novo fado dos estudantes: o poder de pedagogias radicais na revolução e na concretização da utopia |
Volume: | 1 |
Título e volume do livro: | 10º PROJETAR 2021 |
Paginação: | 416 - 424 |
Título do evento: | : Arquitetura, cidade e paisagem: projetar em contexto de crise novos desafios para o ensino, a pesquisa e a prática da arquitetura: livro de artigos |
Referência bibliográfica: | Nascimento, I. (2021). Novo fado dos estudantes: o poder de pedagogias radicais na revolução e na concretização da utopia. In J. C. Pinto, H. Farias, L.Cavic, & L.M.Ginja (Eds.), 10º PROJETAR 2021 (pp. 416-424). Faculdade de Arquitetura, Universidade de Lisboa. http://hdl.handle.net/10071/34089 |
ISBN: | 978-989-53462-0-2 |
Palavras-chave: | Revolução Utopia Ensino da arquitetura Pedagogias radicais Processo SAAL |
Resumo: | Num ambiente de deslumbramento revolucionário, a Arquitetura fundia-se com a política e em todo o mundo nasciam movimentos sociais, de contracultura e grupos radicais da vanguarda artística, que procuravam alternativas e expunham narrativas de cariz utópico. Em Portugal, numa realidade de crise académica e revolução social, as escolas de Belas Artes de Lisboa e do Porto vivem regimes experimentais enquanto a Arquitetura, como ferramenta essencial para a transformação social da cidade e das pessoas, torna o papel do arquiteto na sociedade, principal. Surgem utopias, imperfeitas e de curta duração, que transformavam o meio urbano em resposta ao novo desejo social e ambicionavam o bem-estar comum. No ensino da Arquitetura, estas experiências pedagógicas são entendidas como práticas da Arquitetura Radical, uma vez que questionam as bases e fundamentos da Arquitetura e a matriz do ensino. Estas experiências radicais assumem-se em Portugal através de um processo participativo que concretizou a utopia quando estudantes, professores e arquitetos deixam as escolas vazias, pois havia chegado o momento e a oportunidade de se materializarem políticas, processos, projetos, sonhos e utopias. Hoje, o processo SAAL torna-se novamente pertinente por ser considerado como Arquitetura Revolucionária e como Pedagogia Radical, trazendo consigo uma reflexão sobre a importância do pensamento crítico e da experimentação no ensino da Arquitetura do passado, do presente e do futuro. |
Arbitragem científica: | no |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DINÂMIA'CET-CRI - Comunicações a conferências internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
conferenceObject_110266.pdf | 2,1 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.