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http://hdl.handle.net/10071/33987
Author(s): | Inocêncio, Rafaela Oliveira |
Advisor: | Lapa, Tiago |
Date: | 10-Dec-2024 |
Title: | Consumos de streaming musical: Uma exploração dos principais fatores explicativos das preferências de consumo na plataforma spotify em Portugal |
Reference: | Inocêncio, R. O. (2024). Consumos de streaming musical: Uma exploração dos principais fatores explicativos das preferências de consumo na plataforma spotify em Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33987 |
Keywords: | Streaming Omnivoridade Capital cultural -- Cultural capital Consumo -- Consumption Música -- Music Status Omnivorousness |
Abstract: | Face ao surgimento das plataformas de streaming musical online qualquer cidadão pode ter
acesso a um vasto leque de géneros musicais, mas até que ponto é que a questão
socioeconómica, género como variável de controlo e a escolaridade de cada utilizador pode ou
não influenciar os géneros que este escuta com mais frequência e a sua dinâmica nas respetivas
plataformas digitais?
Posto isto, o objetivo desta dissertação é perceber quais são os modos de consumo e dinâmicas
musicais dos portugueses nas plataformas de streaming musical online, entre os 15 e os 35 anos
de idade (licenciados e não licenciados) de forma a determinar se a teoria de Bourdieu, onde o
mesmo afirma que as questões de género, socioeconómicas e escolaridade afetam a escolha
musical das pessoas, ainda é aplicável nos dias de hoje, onde a omnivoridade digital tem
tendência a prevalecer. Given the emergence of online music streaming platforms, any citizen can have access to a wide range of musical genres, but to what extent can the socio-economic issue, gender as a control variable and the education level of each user influence the genres they listen to most often and their dynamics on the respective digital platforms? That said, the aim of this dissertation is to understand the modes of consumption and musical dynamics of the portuguese on online music streaming platforms, between the ages of 15 and 35 (graduates and non-graduates) in order to determine whether Bourdieu's theory, in which he states that gender, socio-economic issues and schooling affect people's choice of music, is still applicable today, where digital omnivorousness tends to prevail. |
Department: | Departamento de Sociologia |
Degree: | Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
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