Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/33987
Autoria: Inocêncio, Rafaela Oliveira
Orientação: Lapa, Tiago
Data: 10-Dez-2024
Título próprio: Consumos de streaming musical: Uma exploração dos principais fatores explicativos das preferências de consumo na plataforma spotify em Portugal
Referência bibliográfica: Inocêncio, R. O. (2024). Consumos de streaming musical: Uma exploração dos principais fatores explicativos das preferências de consumo na plataforma spotify em Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33987
Palavras-chave: Streaming
Omnivoridade
Capital cultural -- Cultural capital
Consumo -- Consumption
Música -- Music
Status
Omnivorousness
Resumo: Face ao surgimento das plataformas de streaming musical online qualquer cidadão pode ter acesso a um vasto leque de géneros musicais, mas até que ponto é que a questão socioeconómica, género como variável de controlo e a escolaridade de cada utilizador pode ou não influenciar os géneros que este escuta com mais frequência e a sua dinâmica nas respetivas plataformas digitais? Posto isto, o objetivo desta dissertação é perceber quais são os modos de consumo e dinâmicas musicais dos portugueses nas plataformas de streaming musical online, entre os 15 e os 35 anos de idade (licenciados e não licenciados) de forma a determinar se a teoria de Bourdieu, onde o mesmo afirma que as questões de género, socioeconómicas e escolaridade afetam a escolha musical das pessoas, ainda é aplicável nos dias de hoje, onde a omnivoridade digital tem tendência a prevalecer.
Given the emergence of online music streaming platforms, any citizen can have access to a wide range of musical genres, but to what extent can the socio-economic issue, gender as a control variable and the education level of each user influence the genres they listen to most often and their dynamics on the respective digital platforms? That said, the aim of this dissertation is to understand the modes of consumption and musical dynamics of the portuguese on online music streaming platforms, between the ages of 15 and 35 (graduates and non-graduates) in order to determine whether Bourdieu's theory, in which he states that gender, socio-economic issues and schooling affect people's choice of music, is still applicable today, where digital omnivorousness tends to prevail.
Designação do Departamento: Departamento de Sociologia
Designação do grau: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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