Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/33656
Autoria: | Carone, R. R. Gaspar, S. Matias, A. R. Lotta, G. S. |
Data: | 2025 |
Título próprio: | “Eu falo Português, você fala Brasileiro”: Processos de categorização operados pelos professores a partir da perspetiva dos alunos de origem Brasileira em Portugal |
Título da revista: | Sociologia, Problemas e Práticas |
Número: | 107 |
Paginação: | 103 - 128 |
Referência bibliográfica: | Carone, R. R., Gaspar, S., Matias, A. R., & Lotta, G. S. (2025). “Eu falo Português, você fala Brasileiro”: Processos de categorização operados pelos professores a partir da perspetiva dos alunos de origem Brasileira em Portugal. Sociologia, Problemas e Práticas, (107), 103-128. https://doi.org/10.7458/SPP202510734509 |
ISSN: | 0873-6529 |
DOI (Digital Object Identifier): | 10.7458/SPP202510734509 |
Palavras-chave: | Burocratas de nível de rua Professores Categorização Português língua pluricêntrica Alunos de origem imigrante brasileira |
Resumo: | Através da realização de 31 entrevistas semiestruturadas, com jovens estudantes de origem brasileira na área metropolitana de Lisboa, analisamos de que modo estes alunos interpretam as categorizações operadas pelos seus professores face ao português do Brasil (diferente do português de Portugal, a língua de escolarização). O objetivo deste artigo é contribuir para um melhor entendimento do uso das categorizações na literatura de burocracia de nível de rua a partir da visão dos usuários, reconhecendo a questão da língua como um elemento que aciona estereótipos e constrói categorias sociais. |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
article_108321.pdf | 214,42 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.