Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/33656
Autoria: Carone, R. R.
Gaspar, S.
Matias, A. R.
Lotta, G. S.
Data: 2025
Título próprio: “Eu falo Português, você fala Brasileiro”: Processos de categorização operados pelos professores a partir da perspetiva dos alunos de origem Brasileira em Portugal
Título da revista: Sociologia, Problemas e Práticas
Número: 107
Paginação: 103 - 128
Referência bibliográfica: Carone, R. R., Gaspar, S., Matias, A. R., & Lotta, G. S. (2025). “Eu falo Português, você fala Brasileiro”: Processos de categorização operados pelos professores a partir da perspetiva dos alunos de origem Brasileira em Portugal. Sociologia, Problemas e Práticas, (107), 103-128. https://doi.org/10.7458/SPP202510734509
ISSN: 0873-6529
DOI (Digital Object Identifier): 10.7458/SPP202510734509
Palavras-chave: Burocratas de nível de rua
Professores
Categorização
Português língua pluricêntrica
Alunos de origem imigrante brasileira
Resumo: Através da realização de 31 entrevistas semiestruturadas, com jovens estudantes de origem brasileira na área metropolitana de Lisboa, analisamos de que modo estes alunos interpretam as categorizações operadas pelos seus professores face ao português do Brasil (diferente do português de Portugal, a língua de escolarização). O objetivo deste artigo é contribuir para um melhor entendimento do uso das categorizações na literatura de burocracia de nível de rua a partir da visão dos usuários, reconhecendo a questão da língua como um elemento que aciona estereótipos e constrói categorias sociais.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica

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