Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/33656
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Carone, R. R. | - |
dc.contributor.author | Gaspar, S. | - |
dc.contributor.author | Matias, A. R. | - |
dc.contributor.author | Lotta, G. S. | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-08T11:45:32Z | - |
dc.date.available | 2025-03-08T11:45:32Z | - |
dc.date.issued | 2025 | - |
dc.identifier.citation | Carone, R. R., Gaspar, S., Matias, A. R., & Lotta, G. S. (2025). “Eu falo Português, você fala Brasileiro”: Processos de categorização operados pelos professores a partir da perspetiva dos alunos de origem Brasileira em Portugal. Sociologia, Problemas e Práticas, (107), 103-128. https://doi.org/10.7458/SPP202510734509 | - |
dc.identifier.issn | 0873-6529 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/33656 | - |
dc.description.abstract | Através da realização de 31 entrevistas semiestruturadas, com jovens estudantes de origem brasileira na área metropolitana de Lisboa, analisamos de que modo estes alunos interpretam as categorizações operadas pelos seus professores face ao português do Brasil (diferente do português de Portugal, a língua de escolarização). O objetivo deste artigo é contribuir para um melhor entendimento do uso das categorizações na literatura de burocracia de nível de rua a partir da visão dos usuários, reconhecendo a questão da língua como um elemento que aciona estereótipos e constrói categorias sociais. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Mundos Sociais | - |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F03126%2F2020/PT | - |
dc.relation | PT/2020/FAMI/517 | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Burocratas de nível de rua | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Categorização | por |
dc.subject | Português língua pluricêntrica | por |
dc.subject | Alunos de origem imigrante brasileira | por |
dc.title | “Eu falo Português, você fala Brasileiro”: Processos de categorização operados pelos professores a partir da perspetiva dos alunos de origem Brasileira em Portugal | por |
dc.title.alternative | “I speak Portuguese, you speak Brazilian”: Categorisation processes operated by teachers from the perspective of Brazilian students in Portugal | en |
dc.title.alternative | “Je parle Portugais, tu parles Brésilien”: Processus de catégorisation opérés par les professeurs dans la perspective des étudiants Brésiliens au Portugal | fr |
dc.title.alternative | “Yo hablo Portugués, tú hablas Brasileño”: Procesos de categorización operados por profesores desde la perspectiva de estudiantes Brasileños en Portugal | es |
dc.type | article | - |
dc.pagination | 103 - 128 | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.number | 107 | - |
dc.date.updated | 2025-03-08T11:45:05Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
dc.identifier.doi | 10.7458/SPP202510734509 | - |
iscte.subject.ods | Educação de qualidade | por |
iscte.subject.ods | Reduzir as desigualdades | por |
iscte.subject.ods | Paz, justiça e instituições eficazes | por |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-108321 | - |
iscte.journal | Sociologia, Problemas e Práticas | - |
Aparece nas coleções: | CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
article_108321.pdf | 214,42 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.