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http://hdl.handle.net/10071/33654
Autoria: | Ó, Catarina do |
Orientação: | Monteiro, Lígia Ramos, Madalena |
Data: | 28-Nov-2024 |
Título próprio: | Associações entre as práticas parentais e o funcionamento social de crianças em idade pré-escolar: O papel moderador do envolvimento do pai |
Referência bibliográfica: | Ó, C. do. (2024). Associações entre as práticas parentais e o funcionamento social de crianças em idade pré-escolar: O papel moderador do envolvimento do pai [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33654 |
Palavras-chave: | Práticas parentais Envolvimento paterno Competência social Agressividade -- Aggressiveness Retraimento social ansioso Pré-escolar Parenting practices Social competence Father involvement Anxious social withdrawal Preschool age |
Resumo: | O presente estudo investigou as associações entre as práticas parentais, de cuidado e restritividade, e o funcionamento social de crianças em idade pré-escolar, especificamente a competência social, agressividade e retraimento social ansioso, considerando o papel moderador do envolvimento paterno, nomeadamente, ao nível do engagement em atividades de cuidado e socialização. Participaram 126 famílias bi-parentais, mãe, pai e criança, assim como as educadoras das crianças. Dos modelos de regressão testados, apenas a relação entre práticas restritivas e agressividade revelou significância estatística. Estes resultados são discutidos sob uma perspetiva bioecológica, destacando a importância das dinâmicas familiares e o contexto cultural no desenvolvimento social da criança. This study investigated the associations between parenting practices, specifically caregiving and restrictiveness, and the social functioning of preschool-aged children, focusing on social competence, aggression, and anxious social withdrawal. The moderating role of father involvement, particularly in terms of engagement in caregiving and socialization activities, was considered. The sample included 126 two-parent families, mother, father, and child, as well as the children's educators. Among the regression models tested, only the association between restrictive practices and aggression showed statistical significance. These findings are discussed from a bioecological perspective, highlighting the importance of family dynamics and cultural context in children’s social development. |
Designação do Departamento: | Departamento de Psicologia Social e das Organizações |
Designação do grau: | Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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master_catarina_silva_o.pdf | 536,5 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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