Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/33654
Author(s): Ó, Catarina do
Advisor: Monteiro, Lígia
Ramos, Madalena
Date: 28-Nov-2024
Title: Associações entre as práticas parentais e o funcionamento social de crianças em idade pré-escolar: O papel moderador do envolvimento do pai
Reference: Ó, C. do. (2024). Associações entre as práticas parentais e o funcionamento social de crianças em idade pré-escolar: O papel moderador do envolvimento do pai [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33654
Keywords: Práticas parentais
Envolvimento paterno
Competência social
Agressividade -- Aggressiveness
Retraimento social ansioso
Pré-escolar
Parenting practices
Social competence
Father involvement
Anxious social withdrawal
Preschool age
Abstract: O presente estudo investigou as associações entre as práticas parentais, de cuidado e restritividade, e o funcionamento social de crianças em idade pré-escolar, especificamente a competência social, agressividade e retraimento social ansioso, considerando o papel moderador do envolvimento paterno, nomeadamente, ao nível do engagement em atividades de cuidado e socialização. Participaram 126 famílias bi-parentais, mãe, pai e criança, assim como as educadoras das crianças. Dos modelos de regressão testados, apenas a relação entre práticas restritivas e agressividade revelou significância estatística. Estes resultados são discutidos sob uma perspetiva bioecológica, destacando a importância das dinâmicas familiares e o contexto cultural no desenvolvimento social da criança.
This study investigated the associations between parenting practices, specifically caregiving and restrictiveness, and the social functioning of preschool-aged children, focusing on social competence, aggression, and anxious social withdrawal. The moderating role of father involvement, particularly in terms of engagement in caregiving and socialization activities, was considered. The sample included 126 two-parent families, mother, father, and child, as well as the children's educators. Among the regression models tested, only the association between restrictive practices and aggression showed statistical significance. These findings are discussed from a bioecological perspective, highlighting the importance of family dynamics and cultural context in children’s social development.
Department: Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Degree: Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_catarina_silva_o.pdf536,5 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.