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dc.contributor.advisorMonteiro, Lígia-
dc.contributor.advisorRamos, Madalena-
dc.contributor.authorÓ, Catarina do-
dc.date.accessioned2025-03-08T11:29:57Z-
dc.date.available2025-03-08T11:29:57Z-
dc.date.issued2024-11-28-
dc.date.submitted2024-10-
dc.identifier.citationÓ, C. do. (2024). Associações entre as práticas parentais e o funcionamento social de crianças em idade pré-escolar: O papel moderador do envolvimento do pai [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33654por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/33654-
dc.description.abstractO presente estudo investigou as associações entre as práticas parentais, de cuidado e restritividade, e o funcionamento social de crianças em idade pré-escolar, especificamente a competência social, agressividade e retraimento social ansioso, considerando o papel moderador do envolvimento paterno, nomeadamente, ao nível do engagement em atividades de cuidado e socialização. Participaram 126 famílias bi-parentais, mãe, pai e criança, assim como as educadoras das crianças. Dos modelos de regressão testados, apenas a relação entre práticas restritivas e agressividade revelou significância estatística. Estes resultados são discutidos sob uma perspetiva bioecológica, destacando a importância das dinâmicas familiares e o contexto cultural no desenvolvimento social da criança.por
dc.description.abstractThis study investigated the associations between parenting practices, specifically caregiving and restrictiveness, and the social functioning of preschool-aged children, focusing on social competence, aggression, and anxious social withdrawal. The moderating role of father involvement, particularly in terms of engagement in caregiving and socialization activities, was considered. The sample included 126 two-parent families, mother, father, and child, as well as the children's educators. Among the regression models tested, only the association between restrictive practices and aggression showed statistical significance. These findings are discussed from a bioecological perspective, highlighting the importance of family dynamics and cultural context in children’s social development.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPráticas parentaispor
dc.subjectEnvolvimento paternopor
dc.subjectCompetência socialpor
dc.subjectAgressividade -- Aggressivenesspor
dc.subjectRetraimento social ansiosopor
dc.subjectPré-escolarpor
dc.subjectParenting practicespor
dc.subjectSocial competencepor
dc.subjectFather involvementpor
dc.subjectAnxious social withdrawalpor
dc.subjectPreschool agepor
dc.titleAssociações entre as práticas parentais e o funcionamento social de crianças em idade pré-escolar: O papel moderador do envolvimento do paipor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203767608por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologiapor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Riscopor
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
iscte.subject.odsIgualdade de géneropor
iscte.subject.odsReduzir as desigualdadespor
dc.subject.apa2800por
dc.subject.apa2956por
dc.subject.apa12800 Developmental psychologypor
dc.subject.apa12900 Social processes and social issuespor
thesis.degree.departmentDepartamento de Psicologia Social e das Organizaçõespor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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