Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/32882
Autoria: Santos, A.
Simões, C.
Lebre, P.
Matos, M. G. de.
Data: 2019
Título próprio: Autoeficácia e outras questões psicossociais: Como se sentem os adolescentes Portugueses
Título da revista: Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente
Volume: 10
Número: 1
Paginação: 51 - 61
Referência bibliográfica: Santos, A., Simões, C., Lebre, P., & Matos, M. G. de. (2019). Autoeficácia e outras questões psicossociais: Como se sentem os adolescentes Portugueses. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente, 10 (1), 51-61. https://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/rpca/article/view/2629
ISSN: 1647-4120
Palavras-chave: Adolescência
Autoeficácia
Envolvimento escolar
Género
Sucesso escolar
Resumo: O objetivo do estudo foi analisar o nível de autoeficácia, variáveis relacionadas com o envolvimento escolar e a satisfação com a vida dos adolescentes portugueses. Participaram neste estudo 5695 alunos dos 8º, 10º e 12º anos de escolaridade, participantes do estudo HBSC 2018, com uma média de idades de 15.5 anos (DP=1.8), 53.9% do género feminino. Os participantes preencheram um subescala de autoeficácia, responderam a um conjunto de questões relacionadas com o envolvimento escolar e satisfação com a vida. Os rapazes apresentam valores superiores em termos de autoeficácia e satisfação com a vida, contudo, valores superiores de pressão parental para ter boas notas e menor satisfação com a escola foram observados. Tanto rapazes como meninas se percecionam como tendo pouco sucesso na escola e não se observam diferenças ao longo dos anos de escolaridade. Os alunos do 12º são aqueles que reportam mais pressão com os trabalhos de casa, maior pressão com a avaliação e mais matéria, embora sejam os alunos do 8º os que sentem as matérias como mais difíceis e mais pressão dos pais. A satisfação com a escola e com a vida também diminui ao longo dos anos. Os resultados obtidos salientam as relações entre autoeficácia, envolvimento escolar e satisfação com a vida, evidenciando áreas de intervenção chave para uma educação de qualidade. Os adolescentes portugueses apresentam, de um modo geral, bons níveis de satisfação com a vida. No entanto, o sucesso escolar percebido e a satisfação com a escola apresentam valores reduzidos. Destaca-se a importância de programas de aprendizagem sociemocional que promovam a autoeficácia, estratégias para regulação de ansiedade face às dificuldades sentidas na escola.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIS-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
article_106541.pdf312,66 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.