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http://hdl.handle.net/10071/32882
Autoria: | Santos, A. Simões, C. Lebre, P. Matos, M. G. de. |
Data: | 2019 |
Título próprio: | Autoeficácia e outras questões psicossociais: Como se sentem os adolescentes Portugueses |
Título da revista: | Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente |
Volume: | 10 |
Número: | 1 |
Paginação: | 51 - 61 |
Referência bibliográfica: | Santos, A., Simões, C., Lebre, P., & Matos, M. G. de. (2019). Autoeficácia e outras questões psicossociais: Como se sentem os adolescentes Portugueses. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente, 10 (1), 51-61. https://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/rpca/article/view/2629 |
ISSN: | 1647-4120 |
Palavras-chave: | Adolescência Autoeficácia Envolvimento escolar Género Sucesso escolar |
Resumo: | O objetivo do estudo foi analisar o nível de autoeficácia, variáveis relacionadas com o envolvimento escolar e a satisfação com a vida dos adolescentes portugueses. Participaram neste estudo 5695 alunos dos 8º, 10º e 12º anos de escolaridade, participantes do estudo HBSC 2018, com uma média de idades de 15.5 anos (DP=1.8), 53.9% do género feminino. Os participantes preencheram um subescala de autoeficácia, responderam a um conjunto de questões relacionadas com o envolvimento escolar e satisfação com a vida. Os rapazes apresentam valores superiores em termos de autoeficácia e satisfação com a vida, contudo, valores superiores de pressão parental para ter boas notas e menor satisfação com a escola foram observados. Tanto rapazes como meninas se percecionam como tendo pouco sucesso na escola e não se observam diferenças ao longo dos anos de escolaridade. Os alunos do 12º são aqueles que reportam mais pressão com os trabalhos de casa, maior pressão com a avaliação e mais matéria, embora sejam os alunos do 8º os que sentem as matérias como mais difíceis e mais pressão dos pais. A satisfação com a escola e com a vida também diminui ao longo dos anos. Os resultados obtidos salientam as relações entre autoeficácia, envolvimento escolar e satisfação com a vida, evidenciando áreas de intervenção chave para uma educação de qualidade. Os adolescentes portugueses apresentam, de um modo geral, bons níveis de satisfação com a vida. No entanto, o sucesso escolar percebido e a satisfação com a escola apresentam valores reduzidos. Destaca-se a importância de programas de aprendizagem sociemocional que promovam a autoeficácia, estratégias para regulação de ansiedade face às dificuldades sentidas na escola. |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CIS-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica |
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Ficheiro | Tamanho | Formato | |
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